O secretário de Defesa Social, Paulo Rubim admitiu – na manhã desta segunda-geira, dia 3, em entrevista a imprensa – que vai acabar com as Delegacias de Plantão de Maceió para, segundo ele mesmo, implantar um sistema de Central de Polícia, que agregue as forças da segurança pública e ofereça melhor atendimento ao cidadão.
Rubim foi bastante enfático ao frisar que as “Deplans não servem para nada. Fechar as delegacias e mantê-las abertas é a mesma coisa. Estamos implantando um novo sistema, pois este já se encontra superado”, salientou Paulo Rubim.
As Deplans são delegacias que funcionam durante a madrugada e fins de semana em locais estratégicos, oferecendo atendimento à população, por meio de rodízio de equipes da Polícia Civil de Alagoas. Atualmente, são três plantonistas localizadas no Jaraguá, Farol e Salvador Lyra.
“A localização delas também não funciona, já que na madrugada a vítima não pode sair, muitas vezes por condições financeiras, para pedir ajuda em uma destas delegacias. Para mudar a estrutura a gente ainda esbarra em algumas dificuldades, mas as Deplans já estão com os dias contados”, frisou.
Paulo Rubim salientou ainda que já existe um local físico para implantar a Central de Polícia, mas não deu detalhes sobre como vai funcionar o sistema. As Deplans foram implantadas na gestão do secretário de Defesa Social, Robervaldo Davino, no governado Ronaldo Lessa, substituindo as antigas Centrais Integradas de Atendimento Policial ao Cidadão (Ciapc).