Jacaré dos Homens pode ganhar polo têxtil

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, reuniu, na tarde desta segunda-feira, 2, na sede do órgão, empresários, representantes do Sebrae e da Prefeitura de Jacaré dos Homens para conhecer o projeto que prevê a implantação de um pólo de confecções no município. O encontro contou com a presença do prefeito Marcelo Marcos Rocha Souto, do deputado federal, Givaldo Carimbão e do superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira.

O secretário afirmou que o projeto de criação do pólo está afinado com a política de desenvolvimento do governo Teotonio Vilela que tem como objetivo desconcentrar o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, ainda muito focado em Maceió, ampliando a participação de outros municípios alagoanos na geração de riquezas.

O deputado Givaldo Carimbão, por sua vez, reforçou que há verbas para implantação do pólo têxtil em Jacaré dos Homens, nos próximos dois anos, mas que o repasse de recursos depende da apresentação de um projeto bem estruturado do ponto de vista técnico e econômico. “Cada deputado estadual dispõe de R$ 15 milhões para aplicar nos municípios de seus estados de origem. Jacaré dos Homens está na minha lista de prioridades, quero contribuir para o desenvolvimento dele. Creio que o pólo têxtil vai ajudar a promover o avanço social no município, fazendo com que a população fique menos dependente dos programas de transferência de renda do governo federal”, disse.

Projeto

Em seguida, consultores do Sebrae fizeram uma explanação sobre o perfil de Jacaré dos Homens, seu potencial econômico e sobre as etapas de criação do novo pólo têxtil. O projeto, cujo orçamento é de R$ 1 milhão, prevê inicialmente a inclusão de 60 costureiras do município. O objetivo do programa é o de aumentar a produtividade atual das mulheres que desenvolvem a atividade no município, elevando também a renda delas. O pólo de Jacaré dos Homens ficará vinculado à cadeia produtiva têxtil da região, que engloba outros dez municípios, entre eles Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Craíbas, Cacimbinhas e Pão de Açúcar.

O pólo de Jacaré dos Homens se agregaria à cadeia produtiva da região produzindo artigos de cama, mesa e banho. A criação do pólo prevê não apenas a construção de um espaço físico para agregar as costureiras, mas, também, a aquisição de máquinas de costura de última geração e ações de capacitação técnica que garantiriam a qualidade da produção das costureiras.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário