A ex-secretária estadual de Turismo, Patrícia Mourão perdeu a direção do Parque Memorial Zumbi dos Palmares, no alto da Sera da Barriga, em União dos Palmares. No governo Lessa, ela gerenciou a construção do parque por meio de uma entidade da qual também é a fundadora – a Magna Matter.
Mourão perde o controle sobre o restaurante, ocas e outras construções erguidas no platô da serra. Na verdade, esses equipamentos estão sem funcionar, sem utilidade – apenas seis meses após a inauguração.
A partir de agora, quem administra tudo isso é uma ONG de Brasília que, em tese, será responsável pela Serra da Barriga. Segundo a prefeitura de União, a nova gestora da serra chega com R$ 1,2 milhão para um trabalho emergencial
Na semana passada, a Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura, ficou em xeque após matéria exibida no Jornal Nacional (TV Globo), que mostrava o abandono dos equipamentos do parque. Foi o golpe fatal em Patrícia Mourão.
Na próxima terça-feira (10), haverá uma reunião para tratar do assunto, em União. A Fundação Palmares promete um escritório no município e a definição de um comitê gestor.