Ex-prefeito de Bogotá encerra conferência

O ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, é o principal conferencista durante o encerramento do Congresso Nacional de Segurança Pública (Conasp), nessa sexta-feira, no hotel Ritz Lagoa da Anta, das 13h30 às 14h30.

Mockus vai falar sobre seu inovador programa Cultura Cidadã e Segurança Cidadã, que transformou a capital da Colômbia, na década de 1990, quando Bogotá era considerada uma das cidades mais violentas do continente. As ações implementadas pelo então prefeito Mockus reverteram a situação, transformando Bogotá em uma das mais pacíficas metrópoles da América Latina.

O projeto de Antanas Mockus será adaptado e adequado ao Estado de Alagoas pelo Programa Desenvolvimento e Paz (PDP), construído em parceria com o Ministério da Justiça, no Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci).

O PDP prevê a criação de estratégias para reverter os atuais índices de criminalidade do Estado, com base em políticas públicas de incentivo à valorização da cidadania e o apoio às medidas de prevenção e combate à violência nos bairros de maior índice de criminalidade da capital: Vergel do Lago, Jacintinho e Benedito Bentes.

“Do ponto de vista conceitual, o projeto cabe nos moldes do Pronasci. Faltam apenas alguns ajustes de ordem técnica, mas a possibilidade do aporte de recursos é real. Ainda no mês de junho, o Ministério já deve abrir as licitações para o projeto, que deverá ser replicado, em segundo momento, em outras regiões da capital”, afirma o coordenador do Pronasci em Alagoas, Narciso Fernandes.

Esta é a segunda vez no ano que Antanas Mockus vem a Alagoas. No começo de maio, o ex-prefeito cumpriu uma extensa agenda de compromissos, que incluiu uma reunião de trabalho com o governador Teotonio Vilela Filho e os secretários envolvidos no projeto: Sérgio Moreira, do Planejamento e Orçamento; Paulo Rubim, da Defesa Social; Wedna Miranda, da Mulher Cidadania e Direitos Humanos, e Márcia Valéria, da Educação.

Mockus também atraiu representantes de toda a sociedade civil organizada, incluindo procuradores, juízes, parlamentares, instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais e movimentos sociais, que lotaram o auditório Aquatune, do Palácio República dos Palmares, para participar do pré-lançamento do programa Desenvolvimento e Paz.

Após a conferência de Mockus, nesta sexta-feira, no Conasp – uma realização da Universidade Federal de Alagoas, com apoio do governo do Estado – haverá a performance “Em Branco”, do grupo Saudáveis Subversivos, e a entrega da Carta da Paz, pelo Fórum Permanente pela Vida e pela Paz aos representantes do governo.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário