A Justiça decretou – na manhã desta sexta-feira, dia 6 – a ilegalidade da greve dos agentes penitenciários, deflagrada na quarta-feira passada. Os agentes suspenderam as visitas nas unidades prisionais do sistema penitenciário da capital e cobram do Governo do Estado 14 pontos de pauta, entre eles reajuste salarial (equiparação com os policiais civis) e melhores condições de trabalho.
A ilegalidade da greve foi decretada pela 18ª Vara da Capital. Neste momento, as visitas já voltaram a acontecer no presídio Cyridião Durval, com o apoio do Grupamento de Agentes Penitenciários. Apesar do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) se encontrar no sistema penitenciário, eles não entraram nas unidades prisionais.
Neste momento, um oficial de Justiça se encaminha com a decisão da ilegalidade da greve para ser entregue aos representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários. Ainda no dia de hoje, a categoria deve se reunir com o chefe do gabinete civil, Álvaro Machado, para negociar as reivindicações da categoria.