De hoje até sexta-feira (13), está em cartaz, no prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na Avenida da Paz, a exposição "O Futuro do Presente". A mostra faz parte da programação alusiva ao 12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil –, promovida pelo Fórum pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipat).
A exposição pretende mostrar o grave problema social que afeta toda a sociedade: o trabalho infantil. Os servidores da Procuradoria Regional do Trabalho de Alagoas (PRT), Cícero R. C. Omena, João Batista e Simoneide Araújo, captaram cenas que, infelizmente, não são raras; estão no nosso dia a dia.
As fotos mostram instantes de uma geração de crianças e adolescentes sem perspectivas. Uma geração sem presente e sem futuro. Sem uma vida digna, sem amparo, sem cidadania. Essa realidade é de Alagoas, mas é também do Brasil e do mundo.
De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), dentre as crianças que trabalham no mundo, algumas só têm 5 anos de idade. A maioria tem menos de 15. Milhões nunca foram à escola. Essas crianças não escolheram viver à margem da sociedade. Se pudessem, certamente não seriam nem viveriam assim.