Nove praias de Maceió estão impróprias para banho

Praias de Maceió

Praias de Maceió

Quinze trechos compreendidos entre as praias da Avenida da Paz e Garça Torta continuam impróprios para banho, segundo relatório de balneabilidade realizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Os exames, divulgados nesta segunda-feira, 9, pelo IMA sobre a balneabilidade das praias de Alagoas utilizaram amostras colhidas entre os dias 2 e 3 de junho.

Os 15 trechos considerados impróprios para o banho foram identificados em nove praias de Maceió: Avenida da Paz, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma e Garça Torta. O objetivo das coletas é alertar a população quanto aos locais aptos para banho.

O último relatório foi divulgado no dia 30 de maio com base no material colhido nos dias 27 e 28, em todo o litoral alagoano. O resultado alertava aos alagoanos sobre os trechos imprórpios em Maceió e nos litorais Norte e Sul.

Balneabilidade

O programa de balneabilidade das praias está estruturado para atender às especificações da Resolução 274/00 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que define os critérios para a classificação de águas destinadas à recreação.

O parâmetro indicador básico, utilizado para a classificação das praias quanto à sua balneabilidade, é a densidade de bactérias fecais.

Para fazer a classificação da qualidade das praias são utilizados os resultados das últimas cinco semanas e se mais de 80% desses resultados estiverem abaixo do limite estabelecido pela Resolução a praia é considerada adequada para o banho de mar.

Fatores extraordinários, tais como a incidência de surtos epidêmicos de doenças de veiculação hídrica, derrames acidentais de petróleo, ocorrência de maré vermelha (floração de algas tóxicas), etc., poderão tornar temporariamente imprópria uma região do litoral. No entanto as causas mais decisivas para que isso aconteça estão relacionadas à presença de esgotos nas praias.

Veja Mais

Deixe um comentário