Maceió será sede no período de 12 a 15 deste mês, do Campeonato Brasileiro Adulto de Ginástica Artística e Rítmica e da primeira etapa do Circuito Caixa de Ginástica Artística e Rítmica. O evento, será aberto na quinta-feira, 12, às 19 horas, no ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche e trará para a capital alagoana 108 atletas de dez estados brasileiros. Durante a abertura haverá a apresentação da seleção de conjunto de ginástica rítmica, que vai representar o Brasil nas Olimpíadas de Pequim, na China.
As competições serão realizadas no ginásio do Sesi a partir de sexta-feira, 13, a partir das 9 horas pela manhã e das 14h30 à tarde. No sábado, 14, a disputa será a partir das 15 horas e no domingo, 15, começam às 9h30. Entre os grandes nomes da ginasta brasileira, segundo a presidente da Federação Alagoana de Ginástica, Jouse Alves, estão confirmadas presenças de Daiane dos Santos, Diego Hipólito, Jade Barbosa, Lays Souza, Daniela Hipólito, que formarão na equipe brasileira que estará em Pequim buscando novas medalhas olímpicas para o País.
O ingresso para quem quiser prestigiar as competições será um quilo de alimento não perecível, que poderá ser trocado no quartel do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz), na Avenida Fernandes Lima, no quartel da CSM, próximo a Estação Ferroviária e na Secretaria Adjunta de Esportes, que funciona no Trapichão, das 9 às 14 horas.
Centro de Excelência
Aproveitando a realização do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica e Artística, o governo do Estado em parceria com a Caixa Econômica Federal (Cef) em Alagoas e a Federação Alagoana de Ginástica, lançam na quinta-feira, às 16h30, no Palácio República dos Palmares, o ‘Centro de Excelência Caixa – Jovem Promessa de Ginástica’. Ainda no Palácio do Governo, haverá uma ‘tarde de autógrafos’ e entrevista coletiva com os ginastas brasileiros.
O Centro de Excelência Caixa beneficiará 300 crianças, sendo 150 na modalidade de ginástica rítmica (apenas meninas) e 150 em ginástica artística (meninos e meninas). “Essa parceria foi um grande avanço para a ginástica em Alagoas. O projeto vai atender meninos e meninas e visa buscar talentos. A metodologia dele é única e foram desenvolvidos materiais exclusivos para a fase de iniciação na ginástica que será utilizado em todo País”, afirmou Jouse Alves.