A Gerência Executiva do INSS em Maceió conquistou pelo segundo mês consecutivo o primeiro lugar no número de processos trabalhados, entre as Gerências Executivas da Região IV. Também registrou a maior quantidade de requerimentos e concessão de benefícios. Em maio, a Gerência analisou 13.693 pedidos de benefícios, 204 a mais do que o mês anterior e 1.054 a mais do que a segunda gerência melhor colocada. Em toda a Região IV, composta por 20 gerências dos estados do Nordeste (exceto Maranhão e Piauí) foram trabalhados 126.392 processos.
O gerente Ronaldo Medeiros disse que "os resultados são conseqüência do planejamento feito há três anos, com realização do programa de capacitação, além do comprometimento e da motivação dos servidores. A superação das metas da Gerência-Executiva possibilitou uma maior atenção e apoio por parte da nossa Gerência-Regional do Recife e das Diretorias do INSS, em Brasília. As reformas da estrutura física de todas as agências em Alagoas, a atualização do parque de informática, o investimento em cursos de graduação e pós-graduação para os nossos servidores são atitudes que motivam o servidor."
Medeiros disse ainda esse excelente resultado é fruto "da adoção de medidas gerenciais, como exemplo, os mutirões realizados nos fins de semana que reduzem o estoque de processos acumulados nas agências e antecipam o atendimento dos segurados já agendados. Os dados comprovam a influência dos mutirões: as agências onde realizamos esse trabalho apresentam um crescimento significativo nos processos trabalhados e benefícios previdenciários concedidos." Acrescentou.
O aumento do número de vagas na agenda; supervisões da chefia do Serviço de Benefícios e sua equipe nas agências e o envio de servidores às agências para reforçar o atendimento e reduzir o número de benefícios represados foram outras iniciativas adotadas.
Em maio, as 19 agências de Alagoas receberam 10.204 novos requerimentos, 19,8% a mais do que a segunda gerência classificada nesse item e concederam 7.479 benefícios, 653 a mais do que a segunda colocada. O índice de concessão foi de 54,62%, dentro da média da Região, que foi de 58,4%.
Do total de 126.392 pedidos de benefícios analisados pelas unidades de atendimento do INSS nos estados que compõem a Região IV (Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará, e Rio Grande do Norte), 73.919 segurados passaram a receber aposentadorias, pensões, auxílios-doença, salário-maternidade e benefícios assistenciais. E, desses, 7.479 são de Alagoas.
Ontem (9), ocorreu a posse de 27 servidores aprovados em recente concurso público. Nos próximos dias mais 9 servidores serão empossados. Os 36 novos servidores serão lotados nas unidades do INSS no interior do Estado. Com isso, Medeiros garante que é possível a criação de 3 mil novas vagas para atendimento nas agências do interior.