O Gama finalmente pôde comemorar sua saída da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe do Distrito Federal recebeu e bateu o CRB por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no Mané Garrincha, em Brasília, pela sexta rodada da competição nacional.
Essa foi a segunda vitória consecutiva do Gama, que na última sexta-feira bateu a Ponte Preta, em Campinas. Com o triunfo obtido ainda no primeiro tempo, com gol do artilheiro Bebeto, o Gama chegou aos seis pontos ganhos e subiu para a 16ª colocação.
Por outro lado, o CRB se afundou ainda mais. A equipe, que venceu apenas uma partida em toda a Série B, segue com quatro pontos e ocupa a 18ª colocação, na zona de rebaixamento, ao lado de Santo André, América-RN e Paraná.
Nem pênalti salva
A cada partida do Gama, percebe-se que o técnico Roberto Cavalo arrumou um jeito de sua equipe não depender do atacante Adriano Magrão. Afastado da equipe desde a partida contra a Ponte Preta, na sexta passada, ele não tem feito muita falta.
O time de Brasília controlou a posse de bola no começo e, apesar de dar espaços ao CRB nos contra-ataques, conseguiu achar seu gol antes dos 20 minutos de jogo. Aos 18, Bebeto recebeu lançamento e, livre, apenas tocou na saída do goleiro Jonatas para abrir o placar.
O time alviverde preferiu, então, ficar na defesa e esperar a reação do CRB. O time alagoano, em um lance isolado na primeira etapa, conseguiu assustar o gol da equipe da casa, mas a oportunidade foi desperdiçada.
Aos 33 minutos, Ricardo Xavier foi derrubado dentro da área. O árbitro assinalou pênalti, mas Júnior Amorim não aproveitou. Na primeira cobrança, o camisa 11 chutou, mas o auxiliar mandou voltar, alegando que Cristiano havia se adiantado. Mas, na segunda cobrança, Amorim chutou novamente no canto esquerdo e perdeu.
Expulsões prejudicaram o CRB
Na segunda etapa, o CRB voltou com uma alteração que, na visão de Roberval Davino, poderia mudar o panorama do jogo. O meia Jean Carlo foi chamado para estrear na equipe, na vaga do sumido Lairson.
A mudança, contudo, não surtiu o efeito. O CRB chutou poucas vezes a gol e, quando o fez, não levou perigo à defesa do Gama, que pode se dar ao luxo de perder no mínimo quatro oportunidades de frente para o goleiro Jonatas.
A partida começou a ser definida no meio da segunda etapa. O meia Fabiano reclamou de uma marcação da arbitragem e foi expulso de campo. A mesma punição sofreu o zagueiro Dão, minutos depois.
A partir das duas expulsões na segunda etapa, o time alagoano murchou totalmente. Não chutou mais a gol e dificilmente acertou passes à frente do meio-campo. Em vantagem, o Gama cansou de perder chances, principalmente com o atacante Bebeto. Todas elas foram salvas por Jonatas.
Próximos Jogos
O próximo compromisso do Gama na Série B é o clássico do Distrito Federal, contra o Brasiliense. A partida será no dia 21 de junho, às 20h30, em Brasília. Já o CRB volta a campo na próxima terça-feira, dia 17, quando encara o Barueri, em Maceió.
Ficha Técnica
Gama 1 x 0 CRB
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília – DF
Árbitro: Nielson Nogueira Dias – PE
Cartões Amarelos: Bebeto, João Paulo e João Vítor (Gama); Diones e Dão (CRB)
Cartões Vermelhos: Fabiano e Diones (CRB)
Gol: Bebeto aos 18’/1T (Gama)
Gama
Cristiano; João Vítor, João Paulo e Pedro Paulo; Adriano Peixe, Fábio Rosa, Aragoney (Lucas), David Henrique (Raúl Bezerra) e Rodrigo Ítalo; Thiaguinho (Denzel) e Bebeto.
Técnico: Roberto Cavalo.
CRB
Jonatras; Diones, Plínio, Dão e Marcinho; Mário André, Gueba, Fabiano e Lairson (Jean Carlo); Ricardo Xavier (Juliano) e Júnior Amorim (Rafinha).
Técnico: Roberval Davino.