O Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde estará iniciando, na próxima segunda-feira (16), a Oficina para Formação de Multiplicadores em Saúde Sexual e Reprodutiva. Direcionada aos profissionais de Enfermagem ou que realizam salas de espera sobre planejamento familiar, contracepção e sexualidade, a oficina acontece no Espaço Científico Professor Hermes Cavalcante, no Farol, no período de 16 a 20/06 e de 30/06 a 04/07, das 8h às 13h.
Segundo a coordenadora do programa, Lusitânia Barros, serão formadas duas turmas com 40 participantes cada uma, para que a qualidade da oficina não seja comprometida. Cada unidade de saúde do município, num total de 68, terá direito a uma vaga.
As demais serão destinadas para as coordenações de Saúde do Adolescente, de Promoção e Educação em Saúde e DST/Aids, Secretaria Municipal de Educação, TMI e Sistema Prisional. Da primeira turma, participam as unidades do I ao IV Distrito Sanitário. Da segunda etapa, as unidades do V, VI e VII DS.
A oficina será ministrada por instrutores da empresa farmacêutica Bayer-schering, que participa como parceira nesta ação da saúde municipal.
COVISA
Uma equipe da inspetoria de Serviços de Saúde da Coordenadoria de Vigilância Sanitária apreendeu, na última quarta-feira (11), cerca de mil caixas de medicamentos vencidos numa clínica particular de repouso para idosos, no bairro do Farol.
Os remédios, muitos deles mofados e outros em uso, foram encontrados em local inadequado e com caixas danificadas, contrariando também todas as normas exigidas para seu armazenamento, que determinam local limpo e com temperatura adequada, além do acondicionamento em prateleiras.
Entre os medicamentos havia antibióticos, expectorantes, digestivos e remédios para a pressão arterial. Além de apreender o material, a equipe de inspetores notificou o proprietário do estabelecimento, que terá que prestar esclarecimentos à Covisa.