Consórcio da Juventude inicia capacitação

AssessoriaPresidente do Lar São Domingos, Gilva Ramos

Presidente do Lar São Domingos, Gilva Ramos

O Consórcio Social da Juventude (CSJ) de Maceió, coordenado pelo Lar São Domingos, inicia nesta segunda-feira, 16, as aulas de capacitação para os alunos inscritos no programa.

O objetivo é atender mil jovens com idade entre 16 e 24 anos em situação de desemprego e vulnerabilidade, integrantes de famílias com renda mensal per capta de até ½ salário mínimo e que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou que o tenha concluído, bem como, aqueles que estejam matriculados no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eles serão capacitados pelas entidades executoras como o Centro Espírita O Consolador, Banco Cidadão e o Lar São Domingos, selecionadas por meio de processo licitatório.

Segundo a presidente do Lar São Domingos, Gilva Carvalho de Oliveira Ramos, os jovens selecionados passarão por qualificação básica, cuja carga horária corresponde a 200 horas/aulas, nas seguintes áreas: Inclusão Digital, Valores Humanos, Ética e Cidadania. Educação Ambiental, Legislação Trabalhista e Empresa Familiar, Cooperativismo e Associativismo.

Os selecionados terão direito à capacitação técnico-profissional nas áreas de Turismo e Hospitalidade, Vestuário, Consertos e Reparos, Beleza e Estética, Administração, Serviços Domiciliares e Agroextrativismo. Cada turma terá 25alunos e funcionarão nos horários das 08h às 12h; 14h às 18h e das 18h30 às22h30, na instituição a qual o jovem se inscreveu.

Durante o curso, os jovens receberão uma bolsa, mas para isso se compromete em desenvolver um trabalho voluntário cuja carga horária corresponda a 100 horas. O trabalho deverá ser realizado em entidades que prestem serviços relevantes à sociedade.

O Consórcio Social da Juventude de Maceió é uma ação integrada do Governo Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Lar São Domingos e entidades executoras.

O projeto tem como meta inserir no mercado de trabalho, cerca de 30% dos jovens atendidos. Essa inserção no mercado de trabalho deve acontecer quando 80% da carga horária prevista no curso escolhido pelo aluno for concluída.

Fundado em 1919, o Lar São Domingos instituição filantrópica e de utilidade pública por meio da Lei 2512 de 28/12/62, está voltado para a promoção sócio familiar por meio de crianças e jovens, no aspecto material, social, moral e espiritual, possibilitando a educação integral do ser.

Este trabalho contempla 240 famílias, em situação de extrema pobreza, no bairro Jacintinho e grotas do Cigano, Rafael, Arroz e Aldeia do Índio, perfazendo um universo de 1.440 pessoas atendidas entre crianças, jovens e adultos. Em 1997, a instituição foi vencedora do Prêmio Itaú/Unicef, concedido a cada dois anos às melhores ações desenvolvidas no país, no âmbito da educação e da participação social.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário