Seminário discute Plano de Carreira

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU em Alagoas (Sindjus/AL) realiza o I Seminário Estadual sobre Plano de Carreira, na próxima sexta-feira, dia 20, a partir das 9 horas, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral.

A realização do seminário é deliberação do V Congresso Nacional da Fenajufe e do II Congresso Estadual da categoria. Em todo o Brasil, os servidores do Judiciário Federal estão dando sua contribuição para definir a proposta de plano de carreira que atenderá aos anseios da categoria. As resoluções traçadas serão encaminhadas para o Fórum Nacional da Federação.

No debate sobre o plano de carreira, os servidores tratarão de temas como o modelo gerencial de estado mínimo, a jornada de seis horas, carreira como fator de motivação para o trabalho, terceirizações, entre outros temas.

Para participar, o sindicalizado deve fazer a inscrição na sede do Sindjus/AL (Rua da Praia, 102 – Centro – Tel.: 82 – 3326-6082) ou nos locais de trabalho ou com a direção do sindicato até às 18 horas da próxima quarta-feira.

Público x privado

O coordenador Geral do Sindjus/AL, Moraes Junior, especialista em Gestão Pública, diz que o Plano de Cargos e Salários segue a orientação da Reforma Administrativa do Estado brasileiro, baseado na política de pessoal do tripé: capacitação/avaliação de desempenho/remuneração. A reforma também institui os instrumentos de capacitação e estímulo do pessoal baseados no sistema de recompensa financeira: qualificação, gratificação de perícia e gratificação de projetos, gratificação de atividades de segurança. Políticas típicas da administração privada foram impostas ao serviço público, como a ‘eficiência’, a ‘produtividade’ e metas a serem atingidos, enquanto isso, o público adquiriu caráter de cliente.

De acordo com ele, a elaboração do plano requer um conhecimento maior da legislação, da organização do Estado e da gestão de recursos humanos. “Porém, somos pelo entendimento de que um plano de carreira funciona como um instrumento de motivação para o trabalho. É o plano de carreira que pode ajudar a tornar o trabalho no setor público mais significativo em termos de desenvolvimento individual e, conseqüentemente, organizacional”, revela.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário