O secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, criticou duramente a simulação de um assalto a banco realizado pelo 3° Batalhão da Polícia Militar de Alagoas, na cidade de Arapiraca. A simulação ocorreu, na tarde desta segunda-feira, 16, na Agência do Banco do Brasil, localizada na Rua Fernandes Lima, e os clientes que se encontravam na agência bancária levaram um grande susto, por conta da ação policial.
Os falsos assaltantes eram policiais a paisana. O objetivo era preparar os policiais para uma situação de crise, mas levou pânico aos clientes, que tiveram que colocar a mão nas paredes, acreditando de fato se tratar de uma ação criminosa. Duas equipes com cerca de 20 policiais do Pelotão de Operações Especiais da PM chegaram ao local em três minutos e interditaram as ruas próximas a agência bancárias.
Uma das pessoas que estavam na agência estava grávida de quatro meses e passou mal após a simulação do assalto por conta do susto. Alguns funcionários e clientes elogiaram a ação da Polícia Militar, mas pediram para serem avisados antes e não durante ou depois da operação.
Paulo Rubim – devido a confusão causada pela simulação – disse que pediria esclarecimentos ao comando da Polícia Militar sobre o porquê da simulação ter sido realizada daquela forma. Na opinião do secretário, foi um risco.