Zoonoses realiza castração de animais

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) começou a fazer castração de animais, na semana passada, atendendo à exigência da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público Estadual (MPE). O processo está em fase de experimentação, mas os cadastros estão sendo realizados. A prioridade é para a população carente que possui animais.

A Lei Municipal 5.318/03 prevê que dentre as atividades que devem ser desenvolvidas pelo CCZ estão: apreensão de animais, trabalhos direcionados para educação e castração. Segundo o coordenador-geral do CCZ, Carlos Eduardo da Silva, a castração não vinha sendo realizada pela falta de estrutura.

O MPE instaurou um procedimento e a Prefeitura Municipal de Maceió se comprometeu em providenciar o serviço. Em setembro passado, iniciou a construção do centro cirúrgico. O investimento da parte física correspondeu a R$ 30 mil, equipamentos e insumos a R$ 20 mil, além medicamentos.

O proprietário do animal deverá ir ao CCZ, localizado no Loteamento Palmares I, Quadra 3, na Cidade Universitária, das 9h às 13h. O interessado deverá procurar o Serviço Social com comprovante de residência, carteira de identidade e CPF.

Carlos Eduardo afirmou que o critério são pessoas que têm mais animais. Até ontem, cerca de 50 pessoas haviam feito a inscrição. “A estimativa é fazer dez castrações de animais por dia até o início do próximo mês”, disse.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário