Railton Calixto de Araújo, conhecido como ‘Beto’, de 36 anos, está sendo procurado pela Polícia Civil sob a acusação de abusar sexualmente da filha mais velha, uma adolescente de 16 anos, desde que ela tinha apenas 12. Motorista da ambulância do Assentamento Serrana, que fica no município de Joaquim Gomes, Railton é casado e tem cinco filhos, entre eles a vítima.
Segundo os conselheiros tutelares Marivaldo Soares e Lindojou Miranda, que acompanharam a adolescente na tarde desta sexta-feira ao IML de Maceió, onde ela foi submetida a exame de conjunção carnal, a mãe da menor, Zuleide Rodrigues (ex-esposa do acusado), levou o caso ao Conselho Tutelar de Joaquim Gomes há oito dias.
Ela contou aos conselheiros que começou a desconfiar dos abusos em razão da mudança de comportamento do marido com relação à filha mais velha. A mãe relatou que a vítima era a ‘menina dos olhos’ do pai, que lhe enchia de presentes, como roupas e confeitos, mas de uma hora para outra passou a se comportar de forma agressiva e possessiva, xingando a filha e exigindo que ela não saísse de casa.
Quando a adolescente confirmou para a mãe os abusos sofridos, e Zuleide disse que iria denunciá-lo, foi ameaçada de morte pelo marido. “Ele teria dito que não havia delegado nem juiz que o tirasse de casa”, contam os conselheiros.
Zuleide é usuária do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS de Joaquim Gomes e faz tratamento psiquiátrico com remédios controlados. Ainda segundo os conselheiros, Railton teria se aproveitado da fragilidade mental da esposa em vários momentos, muitas vezes deixando-a sem os remédios, para evitar que ela interferisse no crime que cometia contra a própria filha.
Há dois meses, depois de receber um ultimato da esposa, Railton deixou a casa da família, de onde uma das filhas, de 15 anos, já havia fugido para não ser abusada pelo pai. Informações extra-oficiais dão conta que o acusado estaria escondido em Novo Lino. Railton irá responder por atentado violento ao pudor e aliciamento de menor.
A adolescente receberá acompanhamento psicológico do Conselho Tutelar de Joaquim Gomes.