Faltando dez dias para o fim do prazo permitido pela legislação eleitoral para a realização de convenções, a escolha dos possíveis nomes que irão disputar a prefeitura de União dos Palmares, em outubro, começa a ser definida. A união entre o PP, do ex-vice-prefeito Beto Baía, e o PT, liderado pelo Doutor Paulo, resultou na formação de uma chapa, que muitos consideram imbatível na sucessão do prefeito José Pedrosa (PTB).
Doutor Paulo, como é mais conhecido o procurador do INSS em União dos Palmares, Emanoel Paulo da Silva, foi candidato a prefeito de União dos Palmares nas eleições de 2000 e 2004, sendo em ambas o terceiro nome mais votado na escolha dos palmarinos. Na eleição de 2006 foi candidato a deputado federal pelo PT e obteve somente em União mais de oito mil votos. Ele estava decidido a disputar mais uma vez o cargo de prefeito.
No entanto, no dia 1º de junho, por volta das 23 horas, Doutor Paulo sofreu um atentado nas proximidades da cidade de Murici, quando retorna a Maceió. Depois de ficar alguns dias no hospital, ele recebeu alta e após diversas conversas resolveu aceitar o convite para formar chapa com o candidato do PP, o médico Beto Baía, que foi vice-prefeito na gestão de Afrânio Vergeti, entre 2001 e março de 2002, quando ambos foram cassados pela Justiça eleitoral.
A convenção para formalizar a chapa PP-PT na majoritária acontece no domingo, dia 29. Atualmente, Beto Baía, que nas eleições de 2006 foi candidato a deputado estadual e recebeu cerca de sete mil votos em União dos Palmares, é o líder nas pesquisas feitas para suceder o atual prefeito José Pedrosa, que está em seu segundo mandato. Beto Baía tem mantido contato freqüentes com lideranças palmarinas e feito visitas a zona rural visando fortalecer seu nome.