Apesar da pomposa festa para a inauguração do Viaduto Industrial João José Pereira Lyra, realizada na noite desta segunda-feira, 23, a obra ainda não foi liberada para a população maceioense. De acordo com a assessora especial de Transporte da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Rossana Monteiro, as chuvas que caíram na cidade nos últimos dias atrapalharam a concretização das obras complementares nos arredores do viaduto.
Entre elas, estão as obras que estão sendo feitas – na manhã desta terça-feira, dia 24 – na Avenida João Davino, que ficará com sentido único praia-centro. Atualmente, um pequeno trecho da João Davino ainda permanece mão dupla. Apesar de já ser de conhecimento antecipado da SMTT que o viaduto não poderia ser liberado na manhã de hoje, a inauguração não foi adiada.
O viaduto João Lyra foi inaugurado no limite do calendário eleitoral. O prefeito Cícero Almeida (PP) – que é candidato à reeleição com o apoio de mais 12 partidos – só poderia participar das festividades de entrega das alças viárias até o próximo dia 30 de junho. Almeida já havia externado publicamente o desejo de inaugurar o viaduto dentro do período permitido por lei.
A festa – na noite de ontem – ainda contou com a presença do homenageado ex-deputado federal João Lyra (PTB). Na versão oficial, a Prefeitura de Maceió explica que as obras complementares devem ser concluídas até o fim de semana. “Depende agora das chuvas. O viaduto pode ser liberado na manhã de amanhã (quarta-feira, dia 25), ou ficar para outro dia, mas até o fim de semana nós vamos liberar”, salientou.
A população esperava que – após os diversos fogos de artifício – já se pudesse usar as alças, mas não foi o que aconteceu. Caso seja liberado no fim de semana, o viaduto vai ser usado pelos maceioenses no prazo final do calendário eleitoral.
A SMTT explica que para a liberação do viaduto é necessária mais algumas mudanças nos trechos da João Davino e Travessa Desembargador Valente de Lima. No entanto, estas mudanças são dependentes das obras complementares, que foram atrapalhadas pelas chuvas. Coincidentemente, a obra foi inaugurada na reta final do primeiro mandato de Almeida, que – durante a solenidade – fez um discurso de 50 minutos e voltou a atacar os possíveis adversários na briga pela reeleição.
Além do Viaduto João Lyra, outra obra que deve ser inaugurada brevemente, o viaduto Desembargador Washington Luiz. As obras estão em fase de conclusão. Apesar do desejo de Cícero Almeida de participar desta festividade, ele já deve estar impedido pela Justiça Eleitoral.