A Associação Brasileira de Publicidade (ABAP) deu um passo importante para a publicidade de Alagoas. Após uma solicitação da associação o governo do Estado promoverá a primeira licitação de Alagoas para o uso da verba anual de sua publicidade, que gira em torno de 15 milhões de reais. A decisão foi bem aceita entre os que pleitearão, de forma equivalente, a quatro vagas de agências de propaganda oficiais do governo, modelo seguido por todo o país.
De acordo com Patrícia Lavenère, presidente ABAP Capítulo Alagoas, essa determinação é uma vitória, “a diretoria da ABAP está satisfeita com a decisão, conseguimos uma grande conquista para o setor nos inserindo no modelo licitatório”, afirma, “o governo do Estado está de parabéns pela iniciativa”, complementa.
A abordagem sobre a adoção do modelo licitatório iniciou em 27 de julho de 2007. Nessa reunião estiveram presentes o governador Teotonio Vilela Filho, o diretor executivo ABAP, Décio Vomero, Patrícia Lavenère, presidente ABAP Capítulo Alagoas, Paulo Gomes, assessor jurídico ABAP e representantes das agências associadas locais, Artecetera, Antares, Chama, Six, Sotaque e agência Um. Durante esse período a Secretaria de Comunicação do Estado trabalhou em prol da autorização da primeira licitação da história de Alagoas entre agências de publicidade, o que aconteceu na semana passada com a publicação no Diário Oficial.
ABAP
A ABAP foi fundada em 1º de agosto de 1949 e representa os interesses das agências de publicidade associadas junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. As agências associadas à ABAP representam 75% de todo o investimento publicitário brasileiro em mídia, é a maior entidade do setor na América Latina. A ABAP tem Capítulos Estaduais em 18 capitais e está presente em 26 Estados e no Distrito Federal.