Desde o dia 27 de maio estão abertas as inscrições para a quarta edição do concurso DOCTV, uma das mais bem sucedidas políticas públicas no campo audiovisual brasileiro. Os interessados têm até o dia 11 para se inscrever e devem consultar o regulamento e ficha de inscrição no site do Instituto Zumbi dos Palmares – IZP (www.izp.com.br).
As inscrições deverão ser enviadas por correio ou entregues pelos concorrentes ou procuradores até o dia 11, das 9h às 14h, na sede do IZP (Av. Fernandes Lima, 1047, Farol). Os interessados deverão apresentar Ficha de Inscrição, comprovante de residência no estado há pelo menos 02 (dois) anos, fotocópia de RG e CPF, comprovante de registro de direito autoral junto à Biblioteca Nacional, Autorização de Cessão de Direitos Autorais (caso o projeto faça uso de obra de terceiros), 05 (cinco) cópias do projeto e Autorização do Uso de Imagem de personagens ou comunidades.
Sobre o concurso em Alagoas, o vencedor será premiado com um contrato de co-produção no valor de R$ 110 mil para realização do documentário. O Autor do projeto de documentário selecionado participará de uma Oficina para Desenvolvimento de Projetos, com 05 expoentes do documentário nacional para debate e aperfeiçoamento dos projetos, antes do início da gravação. Haverá também uma Oficina de Desenho Criativo de Produção, que leva os autores e diretores de produção dos projetos selecionados nos Concursos Estaduais DOCTV IV a um Pitching com 02 renomados produtores audiovisuais, para aperfeiçoamento dos Desenhos de Produção dos documentários, antes do início da gravação.
O DOCTV é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec), Fundação Padre Anchieta (FPA-TV Cultura) e Empresa Brasil de Comunicação (EBC-TV Brasil), em associação com TVs públicas de todo o Brasil e com o apoio institucional da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD).
O programa tem como objetivos a regionalização da produção de documentários, a articulação de um circuito nacional de teledifusão e a criação de ambientes de mercado para o documentário brasileiro.