O município de Porto Calvo, no litoral norte do Estado, recebeu na última nesta sexta-feira (18), a segunda etapa do Mutirão da Cidadania da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). Durante todo o dia, centenas de pessoas foram beneficiadas com a coleta de sangue para a realização de exames de paternidade e com palestras e cursos para a população e servidores do Judiciário.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador José Fernandes de Hollanda Ferreira, que prestigiou o evento, destacou o afeto especial que tem pelo município, pois seu seu avô já foi juíz na comarca. “Fico muito feliz em participar deste dia de cidadania em Porto Calvo, cidade onde tenho raízes e um apreço muito grande. São nesses eventos que nós acolhemos e nos aproximamos dos mais necessitados, ação de fundamental importância para a construção de um Judiciário mais humano e mais social”, destacou Hollanda Ferreira.
Na etapa anterior, realizada em União dos Palmares, foram realizadas 46 coletas de sangue para exames de DNA. Na etapa de Porto Calvo, este número mais que dobrou, ultrapassando as cem coletas. “No Colégio Estadual Nossa Senhora da Apresentação, tivemos a demonstração que a sociedade está participando ativamente desta iniciativa da Esmal, em parceria com o TJ. Tínhamos quatro setores funcionando simultaneamente, distribuindo conhecimento e cidadania para a população portocalvense”, enfatizou o diretor-geral da Esmal, desembargador José Carlos Malta Marques.
Para o juiz-titular da comarca de Porto Calvo, Ney Alcântara, esse tipo de movimento é de fundamental importância para que haja uma integração da sociedade com o Judiciário. “Muitas vezes, por falta de estrutura, a justiça fica longe dos jurisdicionados mais carentes. Destaco a atual gestão do desembargador Hollanda Ferreira, que tem dado uma atenção especial para Porto Calvo, realizando ações que beneficiam a sociedade local, principalmente os mais necessitados financeiramente”, explicou.
Escola Eleitoral
Pela primeira vez, o Mutirão da Cidadania da Esmal contou com participação da Escola Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que ficou responsável pelas palestras educativas sobre Eleições, Voto Consciente e a Importância do Eleitor Jovem. Para a juíza Ana Florinda Dantas, este tipo de parceria é muito válida, pois “garante que os eleitores tenham acesso às informações mais importantes em relação ao pleito eleitoral. A expectativa é que nas próximas eleições, possamos colher os frutos destas iniciativas”.
A comitiva do presidente do TJ ainda visitou as obras de construção do novo fórum da comarca, que deve ser inaugurado até novembro. “Com o novo fórum, Porto Calvo terá um espaço para a justiça digno do município, dando condições para o juiz e os servidores trabalharem e melhorando a qualidade dos serviços prestados pelo Judiciário”, afirmou o prefeito do município, Carlos Eurico Leão e Lima (Kaíka). O prefeito ressaltou ainda a importância das atividades do Mutirão da Cidadania da Esmal, pois “a distribuição de serviços gratuitos é muito importante para a população de portocalvense. Se cada instituição pública fizesse a sua parte, como o TJ tem feito tão brilhantemente, melhoraria bastante a qualidade de vida de todos”.
Os desembargadores Washington Luiz Damasceno Freitas e Pedro Augusto Mendonça acompanharam o presidente do TJ-AL durante a visita, além do secretário-especial da presidência, Marcos Joel Nunes Marques e o engenheiro do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJ, Nenoí Pinto.