A greve dos servidores do Detran, que já dura quase 20 dias, teve direito até a Boletim de Ocorrência no começo da tarde desta sexta-feira, 25, quando um chaveiro tentou ter acesso ao depósito da instituição e foi impedido por manifestantes. Segundo informações da assessoria de comunicação do Detran, o chaveiro chegou a ser mantido refém pelos grevistas e o caso foi levado ao 3º DP.
Ainda de acordo com a assessoria, o chaveiro foi chamado pela diretoria, que alegou a necessidade de verificar equipamentos e o funcionamento de uma cerca elétrica, para abrir o depósito porque ninguém encontrava as chaves. No momento em que realizava o serviço, o chaveiro foi impedido pelos grevistas, que não sabiam que se tratava de uma ação ordenada pela diretoria.
Mesmo tendo sido considerada ilegal na sexta-feira, 18, pela juíza Maria Ester Santana, da 17ª Vara da Fazenda Estadual, a greve dos servidores continua e a diretoria do órgão participa de uma verdadeira roda viva de negociações com o Governo do Estado com o objetivo de encerrar a paralisação.
A reunião ocorrida na tarde de ontem, entre o diretor-presidente da instituição, Élcio Oliveira com o governador Teotônio Vilela Filho, não obteve grandes avanços com relação às reivindicações salariais dos servidores, mas o Governo do Estado já autorizou que 30% dos cargos comissionados fossem indicados pelo Sindicato da categoria.
Na tarde desta sexta-feira, 25, uma nova reunião acontece no Palácio República dos Palmares, com representantes do Gabinete Civil, Secretaria de Gestão Pública e Comissão de Negociação do Governo. Outro encontro está marcado para a próxima segunda-feira, desta vez com a presença do governador.
Os servidores em greve exigem 6,75% de reposição da inflação do ano passado e reajuste de 28%, além de melhores condições de trabalho, reestruturação do quadro de pessoal, concurso público, além de redução no número de comissionados nomeados pelo governo.
Orientações
Por enquanto, a orientação do órgão para os usuários que estejam com documentos como Carteira Nacional de Habilitação e licenciamento de veículos vencidos é que evitem ao menos circular fora do Estado. A assessoria de Comunicação informou ainda que serão prorrogados os prazos de vencimento dos documentos com vencimento até 31 de julho para 8 de agosto.
Quanto aos veículos apreendidos que estiverem com as taxas pagas, não será cobrado nenhum encargo a mais para a retirada.