As famílias que ocupam, há cerca de 10 dias os apartamentos dos residenciais Iracema e Janaína, do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), na Serraria, comemoram no final da tarde desta sexta-feira, 25, a notícia de que o desembargador Marcelo Navarro, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, suspendeu a liminar do juiz federal substituto da 1ª Vara, Gustavo Moulin Ribeiro, que determinava a saída dos invasores até às 17h de hoje.
Thales Azevedo, o advogado de defesa das cerca de 440 famílias que ingressaram na justiça contra a decisão de Moulin, está na estrada voltando de Recife a caminho de Maceió, aonde irá se encontrar com as famílias no residencial do PAR.
Na sede da Justiça Federal, o Cel. Robson Gomes, do Centro de Gerenciamento de Crises da PM, disse em entrevista coletiva que a decisão do desembargador atrapalha o trabalho do Gerenciamento de Crises, que já estava em avançada negociação com os invasores.
"Desde que começamos o trabalho de reintegração de posse, o residencial Maíra foi totalmente desocupado e já estávamos negociando com as cerca de 360 famílias que ainda ocupam os outros dois residenciais", frisou o Cel.
Ele garantiu que o policiamento da PM continuará ostensivo para garantir a ordem e evitar que quem já saiu do residencial queira voltar. Os policiais do Bope também permanecem realizando revistas nos veículos e impedindo a entrada de mobílias no condomínio.
Cadastrados
“Estamos cientes que a CEF irá recorrer, mas a decisão de hoje é uma vitória. Há uma lista nas portarias com os nomes das pessoas cadastradas – famílias que entraram com recurso na Justiça – e só elas poderão entrar. Quem saiu não pode voltar. Se abandonou é porque não precisa”, afirmou Cleristone Francisco, um dos representantes dos invasores.
Com a decisão do desembargador as famílias permanecem no local até que sejam analisados os documentos que serão enviados pela Justiça Federal e Navarro decida se elas saem definitivamente ou não. A decisão final deve acontecer a partir da próxima segunda-feira.
(Atualizada às 18h15)