Uma nova lua-de-mel. Foi o que Sr. Landolfo Abinagés e Dona Zeneide Passos, moradores do município de Tome-açú (PA), puderam vivenciar ao utilizar o Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem para realizar uma viagem à Ilha de Algodoal (PA). O casal hospedou-se na Pousada Chalés do Atlântico por meio do programa, lançado há cerca de três meses pelo Ministério do Turismo, e conseguiu passar sete dias passeando pela Ilha porque o valor da hospedagem saiu pela metade do preço.
O programa Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem consiste em oferecer diárias promocionais com 50% de desconto a pessoas com 60 anos ou mais, incluindo aposentados e pensionistas. O programa foi criado para estimular o turismo interno, combater a ociosidade dos hotéis e ainda proporcionar ao público da melhor idade a oportunidade de viajar e conhecer o Brasil se hospedando nos hotéis e pousadas cadastrados no Portal de Hospedagem no seguinte endereço www.portaldehospedagem.com.br.
Desde o dia 4 de abril, quando o programa foi lançado, 1.600 meios de hospedagem já fizeram seu cadastro no site que vem recebendo diariamente cerca de 10 mil acessos. De acordo com Sr. Luiz Alcântara, proprietário da Pousada Chalés do Atlântico que recebeu o Sr. Landolfo e D. Zeneide, o programa é uma iniciativa maravilhosa porque além de ajudar a combater a baixa ocupação, também cria benefícios para o turista.
De acordo com o secretário Nacional de Políticas do Ministério do Turismo, Airton Pereira, o programa é uma iniciativa do Ministério do Turismo para ajudar a incrementar o fluxo doméstico, que é considerado uma prioridade. Para ele, o apoio da iniciativa privada, com os hotéis disponibilizando suas diárias no Portal de Hospedagem, é de fundamental importância para fazer o projeto tornar-se um grande sucesso.
O secretário Airton Pereira enfatiza ainda que participar do projeto é uma maneira de conquistar esse segmento de mercado e manter um melhor equilíbrio da ocupação hoteleira. E, de acordo com ele, uma das grandes vantagens do programa é que cabe ao hoteleiro definir o período de baixa ocupação e quantos apartamentos quer disponibilizar.
Este ano, o Portal de Hospedagem já recebeu mais de 19 mil intenções de reservas, sendo que 9.500 só entre os meses de abril e junho. Na ocasião do lançamento do programa, em abril, o Portal de Hospedagem bateu recorde de acessos, foram mais de 307 mil ao longo do mês. No total, o Portal já contabiliza 4.530 meios de hospedagem cadastrados.
O Portal de Hospedagem foi criado pelo Sebrae Nacional e pelo Ministério do Turismo, sob a gestão do Instituto Marca Brasil, para ser o maior guia on-line de informações sobre os meios de hospedagem do País. Viabiliza o acesso à internet e a inclusão digital dos pequenos meios de hospedagem. Gera grandes vantagens porque é um canal gratuito de venda e comunicação da rede hoteleira com os clientes.