A greve dos funcionários da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), que atingiu sete aeroportos do país administrados pela empresa, não afetou a rotina do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, segundo informações da empresa em Alagoas. O Zumbi dos Palmares recebeu apenas dois vôos na manhã de hoje e mais cinco estão previstos para o período da tarde.
A reportagem do Alagoas24horas esteve no aeroporto e foi orientada a buscar informações no site oficial da empresa, que só possui informações datadas de ontem, 29 de julho. Apesar da falta de declarações oficiais, funcionários de companhias aéreas confirmaram que dois vôos – oriundos de Brasília e São Paulo – estão atrasados devido à paralisação dos serviços em aeroportos dos grandes centros.
A greve dos funcionários da Infraero teve início às 0h desta quarta-feira, 30, e paralisou sete aeroportos. No começo da manhã, segundo informações de agências nacionais, os trabalhadores teriam decidido voltar ao trabalho. Os aeroportos atingidos foram Congonhas e Cumbica, em São Paulo; Galeão, no Rio de Janeiro; Londrina, no Paraná; Vitória, no Espírito Santo; Confins, em Minas Gerais; e Goiânia, em Goiás. A informação é do diretor do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Alberto Carvalho. Ainda nesta quarta, devem acontecer assembléias nas outras unidades que aderiram à paralisação.
No total, trabalhadores de 12 terminais aéreos entraram em greve à 0h. Na tarde de terça-feira (29), o sindicato havia informado que 16 aeroportos estariam parados, mas, segundo Carvalho, a lista foi reformulada. Funcionários dos terminais considerados "estratégicos" cruzaram os braços.
De acordo com o secretário-geral do Sina, Célio Alberto, a entidade orienta os trabalhadores a votarem pela suspensão do movimento. "Não tínhamos objetivo de prejudicar passageiro. Foi apenas um último recurso de negociação”, afirmou Alberto.
Negociação
A categoria exige reajuste salarial de 5,5%, aumento no valor do vale-alimentação, participação nos lucros e mudanças no plano de carreira
De acordo com Carvalho, a contra-proposta feita pela Infraero foi considerada "excelente". Ela prevê aumento de 9,09% no valor do vale-alimentação, 5,5% sobre os salários, uma promoção em outubro e uma em janeiro que representam aumento de 7% e um plano de classificação de cargos e salário a ser definido até 30 de abril de 2009.
Apesar do protesto, o movimento nos aeroportos foi considerado normal nesta manhã. Balanço da Infraero informa que, até as 9h, dos 483 vôos programados em todo o país, 37 atrasaram (7,7%) e 22 foram cancelados (4,6%).