O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Alagoas foi acionado para fazer a guarda do prédio sede do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran), localizado no bairro do Pontal da Barra, depois que os servidores grevistas decidiram ocupar a diretoria do órgão.
Os funcionários do Detran ocuparam a sede do órgão nesta quarta-feira, 30, em uma greve que já dura 23 dias. O objetivo dos servidores é proibir que alguém possa furar o movimento paredista. Eles prometem deixar o local apenas depois das negociações com o Governo do Estado.
Os funcionários pedem a saída do Detran do atual prédio para uma nova sede, além de reajuste salarial e outras reivindicações. De acordo com as primeiras informações, o Bope não está deixando ninguém entrar no prédio do departamento.
Um dos subtenentes do Bope se encontra com uma lista com os nomes das pessoas autorizadas a entrar no prédio do Detran. Conforme informações apuradas pelo Alagoas 24 Horas, grevistas não podem mais entrar na sede do órgão.
O líder sindical do sindicato da categoria, Abílio Gomes, se encontra dentro do Detran, desde a ocupação da diretoria. Além dos grevistas, a imprensa também foi impedida de entrar no órgão.
Os servidores alegam que a ação é truculenta, pois não existe medida judicial impedido a entrada de servidores. “Os comissionados podem entrar, mas a gente que é efetivo não?”, salientou um dos funcionários. O Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar de Alagoas também se encontra no local.
O Bope conta com um efetivo de aproximadamente 60 policiais, que fazem uma verdadeira barricada no órgão. Os servidores se encontram na porta do Detran sem poder entrar e realizam manifestações para atrair a atenção da população. O clima é tenso e de revolta por parte dos grevistas.