Diploma: jornalistas buscam apoio da Ufal

Os jornalistas Dalmer Pacheco, professor de Comunicação da Ufal, e Marcos Guimarães, do conselho Estadual de Comunicação, estiveram no gabinete do vice-reitor Eurico Lôbo para solicitar adesão à campanha em defesa do diploma de jornalista. A assessoria de comunicação da Ufal também acompanhou a reunião, não só para cobrir o fato, mas também em apoio à campanha.

O jornalista Marcos Guimarães explicou ao vice-reitor que uma das defensoras da extinção do diploma é a Abert- Associação das emissoras de rádio e televisão, e revela um interesse em baratear o mercado profissional, já que assim não haveria a obrigatoriedade de pagamento de um piso salarial da categoria.

O vice-reitor manifestou apoio a luta dos jornalistas para manter a obrigatoriedade do diploma e ponderou que a extinção dessa exigência iria desqualificar a profissão. "Caso o supremo se manifeste favorável à desregulamentação da profissão isso significará uma ingerência que tornará vulnerável qualquer outra profissão regulamentada, onde o cidadão, sem passar pela devida formação, queira pleitear o exercício", disse Eurico Lôbo.

O professor Dalmer Pacheco explicou também que a exigência do diploma não fere o direito à comunicação, já que qualquer especialista de outras áreas e o cidadão comum podem se manifestar na imprensa publicando artigos e em seções abertas ao leitor. "Existem formas de garantir a ampla comunicação, desde que um profissional habilitado esteja atuando nos órgãos de comunicação", lembrou o professor de Comunicação.

Adesão

O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas já conseguiu o apoio de diversas outras instituições da sociedade alagoana, incluindo a OAB. A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL) aderiu na tarde desta terça-feira à campanha em defesa do diploma dos jornalistas, ao subscrever abaixo-assinado da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O ato aconteceu durante reunião do presidente da entidade, Omar Coelho de Melo, com diretores do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal).

Omar Coelho manifestou surpresa com a ação que tramita no Supremo Tribunal Federal questionando a exigência do diploma de nível superior para o exercício da profissão de jornalista. Além de assinar o abaixo-assinado da Fenaj, o presidente da Ordem disse que vai orientar os demais conselheiros da entidade a enviar e-mails para os ministros do STF, posicionando-se a favor da manutenção do diploma. A presidência também enviará um documento.

A OAB-AL será palco no dia 15 de agosto de uma grande manifestação pública, da qual participarão jornalistas, estudantes, professores e demais parceiros da defesa do diploma.

Luta

A Federação Nacional de Jornalistas está realizando em todo Brasil várias atividades preparatórias à Semana Nacional de Luta, que será de 11 a 17 de agosto. A urgência é porque se aproxima o julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), do Recurso Extraordinário (RE) 511961, que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma como requisito para o exercício da profissão.Caso seja dispensada a exigência do diploma, qualquer pessoa poderá exercer a profissão, prejudicando a organização dessa categoria profissional.

A Semana nacional de luta será lançada dia 9, no Bar da Comunicação, na sede do Sindicato dos Jornalistas. A intenção é reunir informalmente os jornalistas e estudantes para aproximá-los ainda mais da mobilização e aprofundar o debate. “Esta é uma luta de todos e não apenas da Fenaj e dos sindicatos. O que está em jogo não é só o mercado de trabalho, mas a liberdade de imprensa e a informação de qualidade”, disse a presidente do Sindjornal, Valdice Gomes.

Programação da Semana Nacional de Luta
Dia 9/08 – Lançamento, no Bar da Comunicação
Dia 11/08 – Mobilização nas redações, começando às 12 horas, na TV Pajuçara
Dia 12/08 – Mobilização no Cesmac, a partir das 18 horas
Dia 13/08 – Mobilização na Ufal, das 15 às 20 horas
Dia 14/08 – Mobilização na FITs, às 8 e às 18 horas
Dia 15/08 – Manifestação em frente à OAB-AL (concentração a partir das 14h)

Fonte: Lenilda Luna - com Sindjornal e Fenaj

Veja Mais

Deixe um comentário