O Lar São Domingos celebrou na manhã desta sexta-feira, dia 1º, as festividades comemorativas aos seus 89 anos de fundação. A solenidade, que contou com a participação da banda de música do Corpo de Bombeiros, reuniu funcionários, jovens e familiares. Vários grupos culturais como capoeira, guerreiro, maracatu, coco de roda se apresentaram. O coral Pontos de Luz, formado por crianças e jovens participantes dos programas desenvolvidos na instituição encerrou contanto clássicos da música popular brasileira.
O “Orfhanato São Domingos” como também é conhecido, iniciou suas atividades em 3 de agosto de 1919, com o objetivo de atender menores em regime de internato. Hoje, o trabalho da instituição está direcionado ao atendimento sócio-familiar, atividades de promoção e assistência social, médica, odontológica, educacional e psicológica para jovens e famílias que vivem em situação de risco social.
Para a médica Gilva Carvalho de Oliveira Ramos, presidente do Lar São Domingos, a prioridade da instituição está voltada para a preparação do jovem para a vida e o convívio social. Ao todo cerca de 1440 pessoas são atendidas, divididos entre jovens e familiares. “É um público que além da expectativa, está cheio de sonhos. Por sua vez, nossos projetos procuram desenvolver o conhecimento, habilidades, e principalmente prepará-los para a vida” conta acrescentando que as famílias dos jovens inscritos também participam dos projetos da instituição.
A psicóloga Beilza Queiroz, que desenvolve atividades sócio-pedagógicas, ressalta a importância da inserção do jovem nos projetos. “O jovem percebe as mudanças ao ser redor. Vê sua família sendo assistida incluída socialmente no mesmo ambiente que ele conseguiu chegar, revelando um sentimento de satisfação” analisa a profissional.
Crianças a partir dos dois anos de idade já podem ser inscritas nos programas. O apoio sócio pedagógico com atividade de creche, pré-escolar, alfabetização, complementação do ensino formal da 1ª a 6ª série, cursos de iniciação profissional, arte e lazer, completam a lista de serviços. Ao alcançarem a idade escolar (sete anos) passam a ficar um horário na escola e o outro na instituição.
Os projetos desenvolvidos pelo Lar São Domingos são mantidos por meio de doações pessoais, parcerias e convênios com empresas, órgãos públicos. O telemarketing também é uma das ferramentas utilizadas para a captação de recursos. Todo o dinheiro arrecadado é revertido para manutenção das ações assistenciais, desenvolvendo a formação educacional da criança, jovem e o adolescente, a partir de elementos sócio-educativos como o esporte, o canto, coral, as baianas, grupo de gestantes, melhor idade, capoeira e o folclore.
São assistidas mais 300 famílias de baixa renda, residentes no bairro Jacintinho e grotas do Arroz, Cigano, Rafael e Aldeia do Índio. As atividades são direcionadas para assistência da família, como médicos, odontologistas e psicólogos, cursos profissionalizantes e programas para a melhor idade, ou seja, os avós das crianças. Os idosos participam de atividades como o bordado e dança. Para as mães são oferecidos cursos profissionalizantes, são eles: corte, costura, alimentação, pintura, entre outros. Para as gestantes da comunidade do Jacintinho, o Lar São Domingos desenvolve nas quartas-feiras, orientações sobre o pré-natal, consultas médicas, palestras e curso para produção do próprio enxoval.
Consórcio da Juventude de Maceió – é o mais recente programa implantado na instituição e consiste numa ação conjunta entre o Lar São Domingos, Governo Federal, Ministério do Trabalho e Emprego e a Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas, tendo como objetivo capacitar 1000 jovens para o mercado de trabalho. Também participam dessa ação o Banco Cidadão e o Centro Espírita O Consolador. Dos mil jovens inscritos no Consórcio, 30% serão inseridos no mercado de trabalho.
As famílias interessadas em inscrever seus filhos nos programas podem fazê-la no próximo mês de novembro, mas devem atentar para os critérios como baixa renda, maior número de filhos, etc.