Apesar da alta taxa de juros, a maioria dos empresários brasileiros aposta em novos investimentos para conquistar mercados e manter a economia aquecida. Mas para investir é necessário planejamento e, é claro, crédito. Mas os economistas advertem que todo financiamento implica em riscos que devem ser assumidos pelas empresas com cautela e prudência.
Para debater as estratégias e as formas de garantia de crédito disponíveis nos bancos oficiais e em outros organismos financeiros, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) e o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento, realizam nos dias 07 e 08 de agosto, no Hotel Maceió Atlantic Suítes, o Seminário Novas Estratégias de Acesso ao Crédito Empresarial.
Segundo o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, o encontro irá discutir os cenários brasileiro e alagoano, marcados pela expansão econômica e por mudanças nas alternativas de crédito oferecidas pelos bancos oficiais. “É uma oportunidade para conhecermos as vantagens e os riscos oriundos de toda operação de crédito”, afirma Vieira.
Para o superintendente da Agência de Fomento de Alagoas (Afal) Fábio Leão, o seminário é uma iniciativa valiosa no sentido de promover o debate sobre a fronteira econômica entre a necessidade de investimento e o crédito empresarial. “Discutir o microcrédito e as opções de financiamento que as empresas têm para ampliar seus investimentos é fundamental para o desenvolvimento do setor produtivo alagoano”, afirma Leão.
A maioria das empresas não tem capital de giro para investir em modernização de equipamentos, ampliação do negócio ou até mesmo compra de matéria-prima, o que acaba inviabilizando o empreendimento. Segundo a diretora técnica do Sebrae em Alagoas, Renata Fonseca, não basta ter linhas de crédito disponíveis, é necessário oferecer orientação eficiente para que os empresários, especialmente os de micro e pequenas empresas possam crescer com segurança. “O papel do Sebrae é orientar o empresário para que ele invista de maneira responsável e planejada”, afirma Renata.
Entre os temas do Seminário está Cooperativa de Crédito, formado por no mínimo 20 pessoas, que possui legislação própria e oferece aos associados serviços equivalentes a uma instituição financeira.
“Um dos maiores benefícios da cooperativa de crédito são as taxas e os encargos financeiros oferecidos aos associados. Isso ocorre por ser uma entidade sem fins lucrativos e com uma baixa tributação”, afirma Renata Fonseca.
O Seminário, que será realizado nos dias 07 e 08 de agosto, no Hotel Meliá Atlantic Suítes, das 8 às 17h, é destinado a empresários, empreendedores e produtores interessados em ter acesso ao crédito orientado. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail atendimento@al.sebrae.com.br ou pelo telefone 82 4009-1618. As vagas são limitadas.