Rio – Quem tem carteira de motorista antiga (sem foto) por vencer e ainda quer continuar dirigindo não pode perder tempo. A data-limite para o recadastramento ou a renovação é até 11 de agosto.
Depois desse prazo, os motoristas que quiserem renovar a carteira terão que realizar todos os procedimentos de quem tira a primeira habilitação — o que inclui todo o curso teórico, os exames psicotécnico e de leis de trânsito e a temida prova prática de direção.
COMO FAZER
A medida segue o cumprimento da Resolução 276 do Contran, que determina que todos os condutores registrados no Prontuário Geral Único (PGU) com prazos de validade expirados sejam recadastrados e incluídos no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).
O recadastramento poderá ser realizado de duas maneiras. Para quem não quer mais ser condutor, pode-se apenas incluir os dados do usuário no Renach. Neste caso, os condutores devem comparecer a um posto de habilitação, das 17h às 19h, com original e cópia do documento de identidade, CPF, comprovante de residência e original da CNH.
Para renovar é preciso pagar o Duda de R$ 77,21, em qualquer agência do Banco Itaú, agendar o atendimento médico e a prova teórica. Os telefones para agendamento são 3460-4040 e 3460-4041 (Capital) e 0800 204040 (interior do estado) de segunda a sexta, das 8h às 20h.