Semana do aleitamento materno destaca importância da conscientização

José Carlos/Ascom HUAtualmente há um déficit de cerca de 40 litros/mês de leite

Atualmente há um déficit de cerca de 40 litros/mês de leite

Os benefícios do aleitamento materno são do conhecimento da maioria das pessoas. No entanto, a carência deste alimento dos bancos de leite continua a ser uma das batalhas mais árduas travadas diariamente nas UTIs neonatais do Estado, para garantir a alimentação e sobrevivência dos bebês.

Visando à redução do déficit do alimento nos bancos de leite, o Hospital Universitário, a Maternidade Santa Mônica, o ambulatório Denilma Bulhões – em Maceió – além dos hospitais de Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos, no interior, intensificaram o trabalho de conscientização das mães sobre a importância da amamentação e da doação do excesso do leite humano.

Segundo a coordenadora de Bancos de Leite de Alagoas, Rosângela Simões, os bancos de leite do estado necessitam de pelo menos 150 litros de leite humano por mês e atualmente contam com apenas 80 litros/mês. Esse déficit se dá, segundo Simões, à falta de conscientização das mães, que desconhecem o procedimento de doação.

“Precisamos sensibilizar as mães que produzem leite em excesso a doar, até porque quanto mais se estimula, mais a mulher produz, o que descarta a possibilidade de faltar leite para o seu bebê”, explica.

A especialista explica, ainda, que a mãe doadora deve ter passado por todo o pré-natal, para garantir um leite saudável. O leite deve ser acondicionado em recipientes de café solúvel e maionese, previamente esterilizados, cujo conteúdo deve ser congelado e posteriormente encaminhado – no prazo de oito dias – para serem pasteurizados nos bancos de leite.

De acordo com Rosângela Simões, graças a um convênio firmado entre o Corpo de Bombeiros, o Hospital Universitário e a Santa Mônica, as mães podem doar o leite sem sequer sair de casa, basta entrar em contato pelo telefone 3322-3717, que os bombeiros irão buscar a doação.

A especialista destaca a importância da amamentação, reforçando que o leite humano possui todos os nutrientes que uma criança necessita, além de propiciar ao bebê proteção imunológica. Rosângela ainda destaca os benefícios emocionais, apontando o ato da amamentação como um momento de estreitamento da relação entre mãe e filha.

Veja Mais

Deixe um comentário