O líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Alberto Sextafeira (PSB), durante a sessão ordinária da Casa nesta quarta-feira (6), anunciou que esteve no Gabinete Civil na manhã de hoje, acompanhado de um grupo de parlamentares, com a finalidade de discutir meios para encerrar a greve dos servidores do Detran. De acordo com Sextafeira, o governo começou a atender algumas das reivindicações dos grevistas, a exemplo da substituição de 30% dos cargos comissionados do órgão por funcionários efetivos, mudança da sede do órgão e um reajuste de 9%.
O parlamentares também levaram para o governo a proposta de realização de uma auditoria nas contas do Departamento de Trânsito. “Existem denúncias sobre o mal uso dos recursos arrecadados pelo Detran. A melhor maneira de esclarecer tudo é auditando as contas”, considerou Sextafeira. A comissão que compareceu ao Gabinete Civil liderada por Sextafeira teve as participações dos deputados Jeferson Moraes (DEM), Dino Filho (PT do B) e José Maria Tenório (PMN).
Diante do discurso de Sextafeira, o líder da oposição, deputado Judson Cabral (PT) revelou ter participado de uma manifestação na manhã desta quarta-feira, junto com os servidores em greve, quando recebeu a informação da existência de um dossiê sobre as finanças do Detran. “São informações graves, que tratam de desvio de recursos, emissão de Carteiras de Habilitação falsas e que precisam ser apuradas”, afirmou Cabral. Ele solicitou o envolvimento da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) da Assembléia para apurar as denúncias.
O deputado Jota Cavalcante (PDT), no exercício da presidência da CFC, confirmou que deverá convidar o diretor-geral do Detran, Élcio Tenório, a prestar esclarecimento não apenas à Comissão, mas a todos os parlamentares interessados em participar do processo.