O Batalhão de Polícia Escolar, preocupado com o aumento dos índices criminais nas proximidades das escolas públicas do município de Maceió, como também, da incidência de ocorrências policiais tendo como vítimas alunos, professores e funcionários das escolas, desencadeou hoje, a operação coração de estudante, com ínicio às 08h e término por volta das 14h.
É uma operação de bloqueio escolar, os policiais militares do batalhão escolar realizam busca geral em locais de concentração de pessoas no perímetro escolar; locais como: bares, lanchonetes, churrasquinhos, quiosques, lan houses e veículos suspeitos. Além de efetuarmos uma operação preventiva, direcionamos também algumas ações repressivas, principalmente no combate ao uso e tráfico de drogas, que é o maior problema hoje existente na comunidade escolar.
Temos também como meta, aproximar mais o Batalhão Escolar da comunidade; proporcionar a todos aqueles que freqüentam as escolas públicas de nossa capital, a possibilidade de desenvolverem suas atividades com tranqüilidade, com segurança e, incutir a idéia do Batalhão Escolar como ícone de referência de Polícia Militar, na relação escola-segurança pública.
A operação contou com a participação de 41 (quarenta e um) Policiais Militares; 01 (um) ônibus; 04 (quatro) motocicletas e de mais três viaturas. Foram efetuadas 347 (trezentos e quarenta e sete) abordagens, tanto a pessoas que circulavam a pé, de bicicleta e em veículos. Durante as abordagens foi preso em flagrante portando significativa quantidade de drogas (maconha), o indivíduo de nome: Carlos André Alves, com 27 anos de idade e residente no bairro de Santa Lúcia.
As atividades tiveram início no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (CEPA), principalmente pelo fato de encontrar-se sendo realizado a 2ª Olimpíada Escolar, o que implicou em um número expressivo de pessoas circulando pelas dependências daquele complexo escolar. Em seguida a atuação ocorreu na área do bairro Santa Lúcia e Henrique Equelman, nas proximidades das seguintes escolas: Escola Profª Gilvânia Ataíde; Escola Rosalva Viana; Escola Manoel Araújo Dória; Escola Donizete Calheiros; Escola Jaime de Altavila e Escola Nise da Silveira.