Termina hoje a Campanha “Salve quatro vidas e cuide da sua saúde”, promovida pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), cujo objetivo foi suprir o estoque de sangue da Hemorrede Pública de Alagoas, além de vacinar os doadores contra a Rubéola. A campanha aconteceu estrategicamente antes da Campanha Nacional Contra a Rubéola, já que ao se vacinar, o doador fica impedido de se candidatar, novamente, por um prazo de 30 dias.
Nesta sexta-feira os candidatos à doação poderão comparecer ao Hemoal, situado ao lado da Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no bairro do Trapiche ou, caso à Escola Gilvana Ataíde, localizada na Rua Elinelma Oliveira dos Santos, no bairro Santa Lúcia. Mas, caso estejam em Arapiraca ou nas cidades próximas, deverão se dirigir ao Hemoar, que está localizado à Rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro.
Para se candidatar à doação, é necessário que além de estar em perfeito estado de saúde, o voluntário tenha idade superior a 18 anos, 50 kg e porte um documento de identificação com foto. Além destes pré-requisitos o doador não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Não é permitida a doação para as gestantes e lactantes e, no caso dos homens, uma nova doação pode acontecer após dois meses, já para as mulheres, esse prazo se estende para três.
Rubéola
De acordo com o Ministério da Saúde, há um compromisso, com a Organização Mundial de Saúde (OMS), de erradicar a doença até 2010 e, este ano, o alvo da campanha são homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos de idade.
A Rubéola é uma doença infecto contagiosa causada pelo Togavírus e sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro.
O contágio ocorre, geralmente, pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal. A Rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, já que pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.