Phelps, Ming e astros da NBA sacudirão Pequim

Estrela chinesa nos Jogos Olímpicos, Ming atrairá multidão
Estrela chinesa nos Jogos Olímpicos, Ming atrairá multidão

O segundo dia de competições em Pequim tem reservado eventos que prometem entrar para a história dos Jogos Olímpicos. Primeiramente, Michael Phelps cai na piscina para tentar sua primeira de uma série de prováveis medalhas de ouro. Já no fim do dia, será a vez do duelo de titãs entre os astros da NBA e a seleção chinesa de basquete, comandada pelo gigante Yao Ming.

O nadador norte-americano, uma das principais estrelas desta edição da Olimpíada, competirá ainda nesta noite (às 23h03 de Brasília) nos 400m medley individual, prova em que o brasileiro Thiago Pereira também nadará com chances de pódio, apesar de ter conquistado o último índice para a disputa.

Phelps, que voltará à água às 7h54 (de Brasília) deste domingo nas eliminatórias dos 200m nado livre, é apontado com chance de pôr no peito oito medalhas de ouro em Pequim, o que superaria o recorde do compatriota Mark Spitz, que obteve a primeira colocação sete vezes, em Munique 1972. O Cubo d’Água, palco das provas de natação na China, já está com todos os assentos, de imprensa e torcedores, reservados para ver a estrela estadunidense em ação.

Também moverá multidões, entre chineses e amantes do esporte mundial, o jogo de basquete das 11h15, quando estarão em quadra China e Estados Unidos, no Olympic Basketball Gymnasium. Os astros Kobe Bryant, LeBron James e Carmelo Anthony, do "Dream Team", que por si só já atrairiam milhares, terão pela frente o pivô gigante Yao Ming, de 2,29m, que fez o esporte virar mania no território asiático e cativou os próprios americanos, por defender o Houston Rockets na NBA.

A figura de Ming ficou ainda mais poderosa em razão dos Jogos Olímpicos. No centro da capital chinesa, uma estátua gigante do jogador ocupa cinco andares de um prédio comercial. Ao lado do monumento, um cartaz do pivô, com a camisa da seleção chinesa e uma multidão aos seus pés, deixa bem claro a dimensão do status que ele alcançou.

Outros superastros que entrarão em ação no segundo dia de competição serão os tenistas Roger Federer e Rafael Nadal, que tomará o posto de primeiro colocado do ranking de entradas da ATP em 18 de agosto. Enquanto às 8h o suíço desafia o russo Dmitry Tursunov, Nadal enfrenta a dupla sueca Jonas Bjorkman/Robin Soderling às 10h, ao lado do compatriota Tommy Robredo. O complexo de tênis também verá o "desfile" de outras estrelas, como as irmãs Williams (Serena e Venus), o sérvios Novak Djokovic e Jelena Jankovic, além do australiano Lleyton Hewitt.

A partir de 1h30, os Estados Unidos, atuais campeões da Liga Mundial de vôlei, estréiam diante da Venezuela. A partida deve ser cercada de emoção, uma vez que o treinador da equipe estadunidense recebeu a notícia da trágica morte de um parente neste sábado, véspera do jogo. O chinês Tang Youngming esfaqueou o sogro do treinador e feriu outra pessoa perto da Cidade Proibida, um dos maiores pontos turísticos do país. Em seguida, ele se suicidou.

Veja Mais

Deixe um comentário