Mestres alagoanos se tornam Patrimônio Vivo

O Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas conta, a partir de agora, com mais três mestres. Os nomes foram aprovados, por unanimidade, durante reunião do Conselho Estadual de Cultura, nesta quarta-feira, no Palácio Marechal Floriano Peixoto. Foram escolhidos a mestra do Pastoril Mensageiro de Fátima, Áurea Barros Tavares, 83, de Maceió; a artesã de Renda de Bilro de São Sebastião, Clarisse Severiano dos Santos, 74, e o mestre José Pereira de Lima, 78 anos, do Reisado Nossa Senhora Aparecida, de Água Branca.

Os três nomes foram escolhidos numa lista de 26 inscritos. A escolha foi feita por uma comissão especial formada pela professora Vera Romariz, Sueli Silva Cavalcanti, Cleonilsson Alves, Evandro Rodrigues e Carmem Lúcia Omena. Durante a Semana do Folclore o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, fará a entrega dos certificados aos vencedores.

Durante a reunião, Carmem Lúcia Omena, que integrou a comissão, falou dos mestres que foram contemplados este ano. “Áurea Barros percorre escolas para formar grupos de dança, um desafio nos tempos atuais devido ao avanço tecnológico”, disse ele, e destacou ainda a determinação de Clarisse Severiano em manter a tradição da confecção de bilro, e José Pereira, que mantém vivo o reisado no Sertão alagoano.

O secretário Osvaldo Viégas ressaltou a importância da lei que beneficia os mestres populares de Alagoas, que durante sua vida se dedicaram a divulgar a cultura popular, repassando seus conhecimentos para as futuras gerações. Ao todo serão contemplados 30 mestres. Com a aprovação dos três passa para 17 o número de beneficiados.

O nome dos três mestres será publicado no Diário Oficial e, dentro de 40 dias, eles estarão recebendo uma bolsa incentivo no valor de R$ 500,00. A Lei 6.513 do Registro do Patrimônio Vivo é de 22 de setembro de 2004 e foi criada com a finalidade de reconhecer os alagoanos que contribuem para preservação e repasse do saber e fazer da cultura popular.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário