As filas no setor de atendimento da sede do Detran, nos JAs e no SAC Miramar registradas na manhã desta segunda-feira, 18, foram resultado dos 36 dias de greve dos funcionários do órgão. A proposta da nova direção é concentrar os esforços dos funcionários no sentido de atender a demanda de usuários, através da ampliação no atendimento, que agora acontece das 8h às 17h.
Segundo o Detran, somente no primeiro horário foram atendidos 300 usuários no prédio sede, no Pontal da Barra; 800 nos postos dos JAs (Mangabeiras, Farol e Centro) e cerca de 200 no SAC Miramar. Já nas Ciretrans, o número de usuários atendidos até o meio-dia foi de 1500. Destes, cera 400 foram atendidos na Ciretran de Arapiraca, município de maior demanda.
O atendimento está sendo realizado através da distribuição de senhas até as 15h para que garantir que o atendimento seja encerrado às 17h. Os exames de legislação e direção veicular estão temporariamente suspensos e os usuários deverão realizar o reagendamento das provas. O fato é que a exoneração de funcionários implicará no remanejamento e contratação de pessoal para os serviços do órgão, isto inclui membros da banca examinadora.
Os usuários que estiverem em dívida com o Detran poderão efetuar os pagamentos dos certificados de registro de veículos sem multa. Novo prazo estipulado pelo órgão vence no próximo dia 29. Também estão dispensados de taxas, os veículos apreendidos no depósito durante o período de greve.
Um grupo de leitores procurou o Alagoas24Horas para reclamar da demora na emissão dos documentos dos veículos. “Não bastasse a greve, agora a gente tem que esperar mais uma semana, no mínimo, para adquirir as documentações presas no Detran, porque segundo informações de funcionários, só são liberadas com a assinatura do Sapucaia”, disse um dos internautas.
O Detran alega que o prazo se deve a mudança da chancela do diretor-presidente e garantiu que até a próxima segunda-feira, 25, os documentos serão emitidos.