O deputado estadual afastado Cícero Amélio (PMN) foi nomeado pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas (TC-AL). A nomeação de Amélio está publicada no Diário Oficial de hoje, dia 22.
Cícero Amélio é um dos deputados indiciados pela Operação Taturana. Ele ocupava o cargo de 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, mas renunciou ao cargo, um dia antes do presidente interino, Fernando Toledo (PSDB), encaminhar o pedido de nomeação ao governador.
Em entrevistas recentes, Vilela já havia dado sinais de que não questionaria a nomeação de Amélio por conta do indiciamento, uma vez que o processo de escolha foi aprovado pela Assembléia Legislativa.
Com a nomeação, Cícero Amélio já pode assumir o cargo no Tribunal de Contas. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) atestou o documento enviado pela Assembléia Legislativa. Cícero Amélio foi eleito pela maioria dos deputados estaduais, obtendo 24 votos dos 27. A eleição de Amélio chegou a ser contestada pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas.
Posse
No final da manhã desta sexta-feira, o ex-deputado Cícero Amélio tomou posse, no gabinete do presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Isnaldo Bulhões, na vaga de conselheiro.
No ato da posse, apenas o presidente do TC-AL e a conselheira Rosa Albuquerque, irmã do deputado afastado Antonio Albuquerque.
Atualizada às 13h.