Mestres são homenageados no Dia do Folclore

Nesta sexta-feira, 22, quando se comemora o Dia Nacional do Folclore, acontece a cerimônia para entrega do prêmio Gustavo Leite ao artesão do ano e oficializado o nome dos mestres contemplados no Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas. A solenidade está marcada para as 19h30, no Museu Théo Brandão. Entre os novos nomes, destaque para a mestra do Pastoril Mensageiro de Fátima, Áurea Barros Tavares, de Maceió, a artesã de Renda de Bilro, de São Sebastião, Clarisse Severiano dos Santos, e o mestre do Reisado Nossa Senhora Aparecida, de Água Branca, José Pereira de Lima.

A renda de bilro surgiu no século XV, na Itália. Anos depois, a arte do rendado chegou à França invadindo a Corte do Rei Luís XIV e os centros produtores de Portugal. Com a colonização portuguesa, esta arte chegou ao Brasil. Hoje, em Alagoas a presença das mulheres que "trocam bilros" (batem os pauzinhos) em São Sebastião é uma tradição na cidade alagoana, graças a Clarisse Severiano dos Santos, que aos 74 anos é uma mestra do bilro.

Dona Clarisse, mesmo com a vista cansada, é uma mestra em repassar a arte da renda de bilro para muitas gerações em São Sebastião. Na almofada, alfinetes e bilros, as mãos ágeis tecem o bordado que encanta pela delicadeza. “Eu comecei quando era criança, e agora minha netinha já segue o mesmo destino de mulher rendeira. Receber este prêmio é um reconhecimento da nossa arte”, afirma.

José Ferreira Lima, mestre Dedeca, aos 78 anos, tem uma paixão desde criança pelo reisado. Morador do Povoado Serra do Cavalo, em Água Branca, o mestre é responsável em manter a tradição viva do Reisado Nossa Senhora Aparecida, formado por 18 componentes da própria comunidade.

A mestra do Pastoril Mensageiro de Fátima, Áurea Barros Tavares, aos 83 anos é a dama do pastoril, a eterna Diana. Para artista plástica Carmem Lúcia Omena dona Áurea Barros é uma guerreira que ainda percorre escolas para formar grupos de dança, um desafio nos tempos atuais devido ao avanço tecnológico.

Mestre Áurea recebeu com orgulho a notícia do prêmio, está feliz com Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas, ela contabiliza como mais apoio para o seu reisado, que ela mantém com sua pequena aposentadoria.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário