Na próxima sexta-feira, dia 29, os agricultores familiares do município de Igaci vão ter a oportunidade de conhecer o resultado de pesquisas voltadas às culturas do feijão de corda, abacaxi, algodão, girassol e mandioca. É quando acontece o Dia de Campo, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e que terá como tema Inovação e Difusão Tecnológicas.
As atividades realizadas no Dia de Campo têm o objetivo de melhorar a produtividade na região e reduzir os gastos com doenças e pragas por meio da aplicação de técnicas a serem repassadas por pesquisadores da Seagri. Cerca de 100 produtores, técnicos, sindicatos rurais e sociedade em geral estão sendo esperados para participar das atividades.
“Os produtores aproveitam bastante os Dias de Campo para fazer inúmeros questionamentos e esclarecer todas as dúvidas. Nosso maior objetivo é contribuir para que haja um aumento e um melhoramento da qualidade do que é produzido por cada um desses produtores”, afirmou o engenheiro agrônomo e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Rural da Seagri, Josival Gomes de Almeida.
De acordo com ele, serão apresentados os resultados das pesquisas voltadas à produtividade e sanidade fitossanitária do algodão, girassol e da mandioca. Já em relação ao feijão, o pesquisador vai mostrar que tipo de variedade possui maior produtividade na região. “Como o número de variedades é grande, o pesquisador vai indicar aos produtores aquela que pode apresentar a melhor produtividade”, disse Josival.
A pedido dos próprios produtores do município, o Dia de Campo também vai trabalhar a introdução da variedade pérola do abacaxi — tipo de cultura ainda não disseminada por lá. Questões como espaçamento e o tempo de colheita serão tratadas durante o Dia de Campo, para que os produtores possam aplicar as técnicas em suas propriedades e, assim, ampliar o leque de opções com a introdução de uma nova cultura.
“Trabalhar a cultura do abacaxi foi uma reivindicação dos próprios produtores. São eles que dizem o que querem que a gente trabalhe durante o Dia de Campo”, falou Josival. As atividades serão realizadas na Estação Experimental de Igaci, das 8h30 às 12h. No início deste mês, a Seagri realizou um Dia de Campo em Arapiraca. Na ocasião, foram apresentados experimentos voltados para as culturas do milho, soja, girassol, algodão, feijão caupi e phaseolus, sendo apresentadas aos produtores as variedades que melhor se adaptaram ao clima e solo da região.