A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) realizará, nos dias 1,2 e 3 de setembro, na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), capacitação para Inventário da Oferta Turística, voltado especialmente para instituições de ensino superior e órgãos oficiais de Turismo, com enfoque na metodologia de inventariação e na utilização prática do Sistema de Inventariação da Oferta Turística (INVTUR).
Segundo a secretária-adjunta da Setur, Danielle Novis, a inventariação é de fundamental importância, pois fortalecerá a Câmara de Qualificação do Fórum Estadual de Turismo, que passará a dispor de informações para fins de planejamento, gestão e divulgação da atividade turística, bem como tomadas de decisões e formatação de novos produtos. "Os dados, atualizados, poderão ser obtidos on-line, através do INVTUR", ressalta.
Por sua vez, o interlocutor do Programa de Regionalização Turística em Alagoas, Renato Lôbo, afirma que a referida capacitação, na FAT, acontece das 8h às12h e das 14h às 18h, reunindo 40 participantes, entre técnicos da Setur, Sebrae-AL, Senac-AL, Semptur e instituições de ensino superior, Lôbo. "Essas pessoas serão agentes multiplicadores na difusão da metodologia adotada pelo MTur ", afirma.
Iniciativa do Ministério do Turismo, a capacitação para Inventário da Oferta Turística tem como parceiros o curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setur e FAT, e será efetivada de acordo com as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, lançado pelo órgão nacional de Turismo, em 2004.