Reforçando a mobilização do Plano Brasileiro de Preparação para a Pandemia de Influenza (gripe), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Projeto de Saúde Preventiva desenvolvido pela Unidade de Saúde Dr. Djalma Loureiro, no Clima Bom II, realizou nesta terça-feira, 26, no Hotel Tambaqui, o Treinamento nas Ações de Sensibilização para Vigilância da Influenza.
Ministrado pelo Departamento de Defesa à Saúde (DDS) da SMS, o treinamento reuniu diretores e professores de 38 escolas públicas e privadas do bairro do Clima Bom, além de conselheiros gestores e representantes da comunidade. Eles foram orientados quanto aos sinais e sintomas provocados pelo vírus Influenza, que causa a gripe, e acerca do fluxo de encaminhamento de casos detectados nas salas de aula.
De acordo com a direção da Unidade, a ação tem como objetivo principal estimular a participação desse público-alvo na Pesquisa Nacional de Notificação Compulsória, para que seja detectado qual o tipo de vírus Influenza circulante em Maceió, de forma que o governo federal possa direcionar a medicação mais adequada.
A pesquisa será feita por meio de coleta da secreção de pacientes no primeiro estágio da gripe. Esta atividade ficará a cargo de uma Unidade Sentinela, que atua sob a coordenação da US Dr. Djalma Loureiro, escolhida – por fatores como localização estratégica da região e demanda atendida – como unidade de referência para Influenza no Estado. Outro fator relevante para a escolha foi o fato da Unidade já desenvolver inúmeras ações de promoção e prevenção à saúde, centralizada em questões consideradas problemas de saúde pública como dengue, tuberculose, hanseníase e Aids.