A Polícia Militar de Alagoas iniciou mais um Curso de Formação Complementar para Praças. A aula inaugural ocorreu na manhã desta segunda-feira, 1º, no Ginásio do SESI. Ao todo, 1.010 policiais militares, entre soldados e cabos, estão matriculados no curso que os habilitam para as promoções de cabos e sargentos, respectivamente.
De acordo com o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), unidade de ensino responsável pela implementação das disciplinas do Curso de Formação Complementar, a previsão é de que mais sejam matriculados, o que pode acontecer com os que aguardam determinação judicial.
"Há também uma previsão para que até o ano de 2010 todos os soldados e cabos da Polícia Militar de Alagoas passem pelo Curso de Formação Complementar", explica o tenente Alberto Silva, do CFAP. O curso visa, além das promoções de cabos e soldados, a reciclagem e aperfeiçoamento dos policiais.
Esta é a terceira turma de formação do Curso de Formação Complementar para Praças. A primeira turma foi formada em 2006 com a participação de quase mil policiais militares. Já a segunda turma, formada por mil e quinze PMs, foi concluída no último mês de julho.
Por meio do ensino à distância os alunos freqüentam a sala de aula somente por um dia e estudam em casa para fazer as provas e tirar as dúvidas com o corpo docente, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Uma das vantagens observada do ensino à distância é o não deslocamento do contingente policial das ruas para as salas de aula. Além de Maceió, os pólos de ensino estão distribuídos nos municípios de Santana do Ipanema (7º BPM) e Arapiraca (3º BPM).