De 17 a 20 de setembro Maceió vai sediar o maior evento da Reumatologia brasileira. Nesse período, profissionais de todo o Brasil e América estarão reunidos no XXVII Congresso Brasileiro de Reumatologia, que acontece pela primeira vez em Alagoas.
O evento será sediado no Centro Cultural e de Convenções de Maceió, no histórico bairro de Jaraguá, e vai reunir centenas de profissionais em discussões científicas sobre as mais recentes descobertas e técnicas de tratamento das doenças em Reumatologia.
O programa científico aborda temas que vão desde a atualização no diagnóstico e manejo de síndromes dolorosas, até a função dos exercícios na prevenção das doenças, passando pelas diferentes experiências em métodos de tratamento.
Paralelo ao Congresso acontece também o I Encontro de Reumatologia Pediátrica que não oferece custo extra aos participantes, além da inscrição no Congresso.
O presidente do Congresso, Dr. Georges Christopoulos, destaca a importância do evento e destaca que esta é a primeira vez que Alagoas sedia um evento desse porte.
Para sediar o Congresso, Alagoas precisou vencer o concorrente Mato Grosso, que lutou para ter como sede do evento a cidade de Bonito. Dr. Georges Christopoulos conseguiu, no entanto, convencer a comunidade médica de que Maceió seria a melhor alternativa levando em consideração, para isso, dados que vão desde o espaço adequado para as atividades programadas até o número de leitos nos hotéis da capital.
Campanha
Aliada as atividades do XXVII Congresso Brasileiro, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) quer chamar a atenção da sociedade para a necessidade de se conhecer as diversas doenças ligadas a essa especialidade médica. Para isso, lançou a campanha “Reumatismo é Coisa Séria”, que difunde o reumatismo não como uma doença única, mas como uma das 18 principais doenças da Reumatologia.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 15% da população mundial já tem algum tipo de reumatismo e a estimativa é de que em 2020 esse número chegue a 18,2%.
O presidente do Congresso, Dr. Georges Christopoulos, destaca que o número de diagnósticos tem crescido e revela que muitas vezes o desenvolvimento da doença poderia ser evitado com uma simples orientação profissional sobre postura e tratamento preventivo. Ele destaca que dois terços de todos os adultos brasileiros terão dor nas costas no decorrer de suas vidas e 15% sentiram dor freqüente ou dor nas últimas duas semanas.
A presidente da Sociedade Alagoana de Reumatologia, Dra. Aparecida Madeiro, completa afirmando que a conscientização para a existência das doenças reumáticas, suas prevenções e tratamentos, é imprescindível para o desenvolvimento de uma sociedade mais saudável.