Na próxima quinta-feira, 18 de setembro, às 8h30, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado – Arsal realiza uma Audiência Pública a fim de obter subsídios e informações adicionais para a elaboração do edital de licitação do Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros (Convencional e Complementar) no Estado de Alagoas. A audiência, aberta a todos os interessados, acontece no auditório da Casa da Indústria, na Avenida Fernandes Lima.
A audiência pública visa auxiliar as decisões regulatórias da Arsal, dando oportunidade para que a sociedade debata sobre temas de interesse geral, e acontece antes da publicação do edital que está sendo elaborado pela empresa de consultoria Sistran. Na ocasião, técnicos da empresa e da Arsal devem prestar esclarecimentos sobre o processo e os interessados podem colaborar com críticas e sugestões que poderão ser inseridas no edital definitivo.
A contar do dia 29 de julho, quando foi assinado o contrato entre a Arsal e a Sistran, a empresa tem o prazo de 90 dias para elaborar o que será a primeira licitação do País envolvendo todo o transporte intermunicipal de um Estado.
O diretor da Sistran, Jaime Waisman, disse que os estudos técnicos já realizados pela Arsal, assim como as legislações federal e estadual na área de transporte público irão subsidiar a elaboração do edital, mas afirmou que ainda é cedo para avaliar quantas vagas serão oferecidas com a licitação para o sistema convencional (ônibus) e complementar (vans) de passageiros.
Hoje existem 740 veículos complementares (já incluindo os beneficiados por decisão judicial) e onze empresas de ônibus autorizadas para realizar o transporte intermunicipal de passageiros em Alagoas.