Quatro pessoas foram presas nesta quarta-feira (17) durante a Operação Lamers da Polícia Federal de Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo. Os presos são suspeitos de integrar uma quadrilha envolvida em crimes pela internet e falsificação de cartões de crédito.
Três dos suspeitos – dois deles irmãos e donos de um cybercafé – foram presos em Franca, a 400 km de São Paulo. Uma quarta pessoa foi presa no Rio de Janeiro. Com eles, foram apreendidos computadores.
A PF ainda investiga a participação de pelo menos mais cinco pessoas nos crimes. A quadrilha é responsável por mais de 95% das transferências fraudulentas que tiveram como destino contas bancárias mantidas em agências da Caixa Econômica Federal de municípios da região de Ribeirão Preto.
De acordo com a PF, o bando fazia com que usuários de internet, através de sites ou e-mails, instalassem em seus computadores programas capazes de copiar o número da conta-corrente e a senha do usuário (cavalos de tróia) quando eles acessavam a página do banco.
Sem as vítimas saberem, o programa enviava um e-mail para os criminosos, com os dados das vítimas. A quadrilha então usava as informações para transferir valores para outras contas e sacar o dinheiro.
Os presos deverão responder pelos crimes de furto mediante fraude, estelionato e formação de quadrilha.