O Banco de Sangue do Hospital Universitário entrou em reforma esta semana para adequar alguns setores às normas da Vigilância Sanitária, além de criar novos espaços. Em função das obras, o atendimento aos doadores ficou restrito ao primeiro horário, no período das 7h30 às 11h.
Segundo enfatiza a coordenadora do setor, Verônica Guedes, a previsão é de que a reforma, orçada em R$ 30 mil, seja concluída em três meses. As obras envolvem os setores de lavagem, expurgo e preparo de materiais, além de adequações para a instalação da capela de fluxo laminar e da construção do DML.
Apesar da redução no horário de atendimento, a médica acredita que não haverá queda significativa no número de doadores, já que o volume maior de doações é tradicionalmente pela manhã. Segundo ela, o estoque de sangue no setor também não registrou queda em decorrência da campanha de vacinação contra a rubéola, como foi verificado em outros hemocentros no Estado. Na semana passada, a média de bolsas de sangue no estoque do setor do HUPAA foi de 70 unidades, considerado regular.