Dirigentes do Banco do Brasil, Petrobras e Sindicato dos Jornalistas irão se reunir com a imprensa na próxima terça-feira para lançar mais uma edição do Prêmio Banco do Brasil Petrobras de Jornalismo, destinado a premiar os autores das melhores reportagens produzidas entre 2007 e 2008.
O lançamento será em um café da manhã, a partir das 8 horas, no Restaurante Manjericão (Rua Deputado José Lages, Ponta Verde). O Banco do Brasil será representado pelo superintendente estadual, José Roberto Sardelari, e a Petrobras pelo gerente geral, Marcos Gonçalves.
Esta será a 19ª edição do Prêmio, considerado o Oscar do jornalismo alagoano. A exemplo dos anos anteriores, poderão concorrer profissionais de jornal e televisão, nas categorias Reportagem Impressa, Fotografia, Design Gráfico, Reportagem de TV, Política/Economia, Assessoria de Imprensa e Turismo/Cultura/Esporte. As inscrições estarão abertas a partir do lançamento, nesta terça, e irão até o dia 18 de outubro. O prazo será o mesmo para os estudantes, que concorrerão ao prêmio especial Jornalista Freitas Neto.
A festa de premiação está prevista para o dia 22 de novembro, a partir das 21 horas, no Espaço Cultural Pierre Chalita, em Jaraguá. Serão distribuídos com os vencedores, além de troféus, R$ 24 mil em dinheiro, sendo R$ 6.500 para o prêmio principal. A solenidade de premiação deverá reunir, além de jornalistas e empresários da comunicação, autoridades e outros convidados. Estima-se que mais de 500 pessoas devam comparecer.
O Prêmio, que surgiu em 1989, é uma realização do Sindicato dos Jornalistas, com o patrocínio do Banco do Brasil e da Petrobras. Segundo a presidente do Sindicato, Valdice Gomes da Silva, a parceria com as duas empresas, que também apóiam projetos nas áreas de cultura, educação, esporte e meio ambiente, tem sido fundamental para estimular o jornalismo investigativo e de qualidade no Estado, nas mais diversas editorias – política, economia, cultura, cidade etc.
“O nível da produção jornalística em Alagoas cresceu bastante nos últimos vinte anos. Os investimentos das empresas, os cursos de comunicação social e o Prêmio Banco do Brasil Petrobras de Jornalismo foram responsáveis por este progresso”, avalia a jornalista. O Sindjornal pede aos empresários e editores dos veículos de comunicação que compareçam ao café de terça-feira e se empenhem na divulgação do Prêmio, para que ele se torne ainda mais forte e uma referência para o jornalismo alagoano e brasileiro.
Os organizadores esperam um novo recorde de trabalhos inscritos. No ano passado, concorreram mais de 70 jornalistas, com cerca de 210 textos, vídeo-reportagens, fotografias, diagramações e material de assessoria de imprensa.