O Governo de Alagoas, em conjunto com os demais poderes constituídos do Estado, lançou na manhã desta segunda-feira, 22, o Portal da Transparência Ruth Cardoso, que vai expor – por meio de endereço eletrônico – todos os gastos públicos do Legislativo, Executivo e Judiciário. De acordo com o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), “a iniciativa é ímpar, justamente por agregar todos os poderes constituídos”.
Iniciativas semelhantes já existem em 11 estados brasileiros. Porém, Alagoas foi o primeiro a consolidar os três poderes em um único canal que mostra quanto e como é gasto a arrecadação, tornando transparente o caminho feito pelo erário. Para Vilela, isto aumenta o poder de fiscalização, análise por parte da população, bem como “enfatiza o combate à corrupção”.
O governador de Alagoas salientou que o Portal da Transparência Ruth Cardoso é “uma homenagem a doce e eterna Ruth, a quem Alagoas tem muito a agradecer pela dedicação de uma vida inteira à solidariedade e à promoção social”, colocou. Vilela ressaltou ainda – em seu discurso – as ações de sua administração, com atenção especial para a segurança pública, por conta das constantes operações contra o crime organizado em Alagoas.
Para o governador, “vive-se um novo tempo” e o “portal da transparência simboliza justamente isto”. “Este portal só se tornou possível graças ao empenho, ao apoio e à participação do Poder Legislativo, Judiciário, do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas do Estado, que desde a primeira hora concordaram com este projeto, tornando-o pioneiro e inovador”, salientou Vilela.
“Cada cidadão saberá quanto o governo arrecada, quanto cada poder recebe, quanto e como é gasto o dinheiro público. É muito importante que a gente tenha conseguido isto, pela ousadia, pelo ineditismo, e, porque não dizer, pela coragem. Defendemos o exercício da transparência na gestão pública quase como um desafio, com a ajuda e a participação de todos”, finalizou o governador.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades do Estado de Alagoas, dentre elas, do ex-presidente e viúvo de Ruth Cardoso, Fernando Henrique Cardoso, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB); o presidente do TC, Isnaldo Bulhões; o vice-governador José Wanderley Neto (PMDB), o senador Sérgio Guerra (PSDB), o senador João Tenório (PSDB), o presidente da instituição Transparência Brasil, Cláudio Abrano; o presidente interino da Assembléia Legislativa, Fernando Toledo (PSDB) e procurador-geral de Justiça, Coaracy Fonseca.
Para Fernando Toledo, o Portal Transparência simboliza o compromisso com a modernidade e com o bem público. “O momento é histórico e mostrar a liderança de Vilela ao reunir todos os poderes em torno da preocupação com a coisa pública. Além disto, mostra a coerência do nosso governador que sempre defendeu o livre acesso à informação desde seu primeiro mandato de senador da República”, salientou.
O líder do Governo na Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas, Alberto Sextafeira (PSB), definiu o portal não como uma conquista da administração de Vilela, mas sim do Estado de Alagoas. “Enxergo como algo importante, primeiramente como cidadão, pois é uma forma de aumentar o poder de fiscalização da sociedade. É um passo importante para o Estado”, colocou.
Isnaldo Bulhões também frisou o ineditismo e disse que o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas estava pronto para colaborar com esta transparência. “Serve para construir um papel de um Estado transparente. A escolha do nome para o portal também foi de uma felicidade extrema”, concluiu.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso salientou que o lançamento do portal, além da justa homenagem, representa um motivo para “continuar acreditando no governo do PSDB em Alagoas. “Na posse de Vilela eu estive presente e disse que Alagoas seria um exemplo de como é possível transformar um Estado para melhor. Reafirmo o que disse naquele momento porque Teotonio Vilela mostra além de otimismo, liderança. Acredito nas mudanças pelas quais passa Alagoas. O Teotonio Vilela está sabendo comandar e conciliar todos ao redor de uma idéia que possibilitará uma transformação permanente. Téo vai mudar Alagoas, ele está mudando Alagoas com iniciativas como esta”, disse.
Ao falar da homenageada, Fernando Henrique Cardoso salientou que Ruth Cardoso sempre lutou para criar a rede de seguridade social que hoje existe no país e que – conforme FHC – é fruto de sua gestão, que teve a contribuição direta de Ruth Cardoso. “Ela é um exemplo de pessoa que sempre lutou, que sempre quis transformar. A Ruth falava com muito entusiasmo de Alagoas, sempre ressaltando a criatividade dos alagoanos”, finalizou.