Professores da Uneal realizam ‘apitaço’ na porta do Palácio

Alagoas24HorasManifestantes se concentram na Praça Dom Pedro II

Manifestantes se concentram na Praça Dom Pedro II

Em pequena quantidade, mas determinados a cobrar uma resposta do Governo do Estado, professores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) se concentram na Praça Dom Pedro II – no Centro – onde se preparam para uma caminhada em direção ao Palácio República dos Palmares. Eles cobram uma resposta com relação ao reajuste salarial da categoria.

De acordo com o movimento, o secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, havia informado que a categoria teria uma resposta com relação ao reajuste salarial no final do mês de setembro. “Hoje é o último dia do mês e estamos aqui para cobrar uma resposta do Governo do Estado”, destacou o presidente do Sindicato dos Docentes da Uneal, Luiz Gomes.

Os manifestantes se concentram em frente ao prédio da Assembléia Legislativa e seguem em caminhada pela Rua do Sol até o Palácio República dos Palmares, onde realizam um ‘apitaço’ e tentam nova reunião com representantes do governo.

O corpo docente da Uneal está em greve desde o dia oito deste mês. Os professores acreditam que a paralisação, apesar de radical, é a única forma de forçar o Governo do Estado a cumprir os compromissos firmados com os servidores. Segundo os grevistas, apesar de ter sancionado a Lei que repõe em 16.8% – com publicação em diário oficial no dia 16 de julho – os vencimentos salariais dos docentes ainda não foram implantados na folha de pagamento dos servidores.

Os servidores destacam que no mês de outubro fará um ano que o Governo assumiu o compromisso com a comunidade acadêmica de implantar em janeiro deste ano a reposição salarial de 16,8%, o enquadramento automático de mestres e doutores e a progressão horizontal, o que levou professores mestres e doutores a abandonar a instituição, colocando em risco seu credenciamento como universidade.

Além do reajuste e das alterações do Plano de Cargos e Careiras, os grevista cobram ainda concurso para funcionários e professores.

Veja Mais

Deixe um comentário